Conselho Tutelar atua na proteção dos direitos da criança e do adolescente

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 30/10/2011

Próximo de completar dois anos do atual mandato, o Conselho Tutelar de Itapecerica da Serra ganhou destaque com a repercussão nacional de alguns casos divulgado pela mídia. Porém, esses são apenas alguns dos mais de 1500 casos que o Conselho atendeu neste período.

Seja por denúncia ou por apuração do próprio CTIS, o trabalho é sempre delicado e requer atenção e rigor em uma série de procedimentos que diariamente são executados pelo órgão.  O Conselho Tutelar tem como missão impedir as violações dos direitos das crianças e adolescentes tendo com principal objetivo passar para sociedade a real função do conselheiro e do órgão, além de desmistificar a conturbada atuação do Conselho Tutelar no País.

O Conselho atua em casos de Reiterações de faltas escolares; evasão escolar e elevados índices de repetência; má conduta e negligencia dos pais e responsáveis; trabalho infantil; gravidez de crianças e adolescentes; estupro de vulneráveis; abuso sexual e assédio sexual de crianças e adolescentes; uso de entorpecente e alcoolismo; abandono de crianças e adolescentes; tortura; violência física e psicológica de crianças e adolescentes; aconselhamento de pais responsáveis por crianças e registro de nascimento e promoção social.

Dentro destes casos o Conselheiro atua com aconselhamento familiar, encaminhamentos para saúde, esporte, educação, serviço social, além do Ministério Publico e Vara da Infância. Para Sidney Ramos, presidente do Conselho Tutelar de Itapecerica da Serra, os maiores desafios estão na negligencia familiar, pois além dos encaminhamentos é importante o papel da família, e no desconhecimento da sociedade em geral em torno do real papel e atribuições do órgão.

O Conselho Tutelar de Itapecerica da Serra fica localizado na rua Treze de Maio, 110, Centro; funcionando 24 horas, sendo das 8h às 17h em sua sede, e nas demais horas em sistema de plantão.

Os telefones de atendimento são 4667-2325 e 4667-6485. Além do presidente Sidney Ramos, o Conselho é formado pelos conselheiros Luciano Cesar Gonzaga, Tiago Vidulic, Vanesa Feliciano e Silva Vanessa.

Comentários