Mutirões de castração começam pelas regiões do Pinheirinho e Vista Alegre

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/10/2011

Já começou a campanha de castração de cães e gatos promovida pelo Governo da Cidade de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde. No total, serão realizados oito mutirões em diversas regiões da cidade que atenderá, ao todo, quase 1000 animais

Em cada região, será realizada uma reunião para orientação sobre posse responsável de animais, explicação sobre os serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e cuidados para a cirurgia. Neste dia, os proprietários deverão levar os seguintes documentos (original e cópia): RG, CPF e comprovante de residência e ainda ser maior de 18 anos.

As vagas são limitadas, por isso que somente os inscritos poderão levar os animais para a cirurgia. Caso o número de inscritos seja maior que o de vagas o critério de escolha será a ordem de chegada, além disso, podem ser criadas listas de espera para caso ocorram faltas no dia da cirurgia.

Segundo Luciana Gallo, coordenadora do CCZ, a medida é importante para, no primeiro momento, estabilizar o número de cães e gatos de rua e, aos poucos, reduzir essa população, estimada em 40 mil. Paralelamente, a prefeitura desenvolve ações para conscientização de posse responsável de animais. Também é realizada a feira de animais todos os domingos, na Praça da Lagoa, em que cães e gatos do CCZ são colocados para adoção.

O objetivo da campanha é atingir animais semi-domiciliados, cuidados pela comunidade, mas que vivem nas ruas. Luciana Gallo explica ainda que quando formam matilhas, os cães ficam mais agressivos. Sem contar que aumenta o risco de transmissão de doenças, entre os animais e para os seres humanos, como: sarna, vermes, fungos, raiva, leptospirose, dentre outras.
Inscrição para castração

Os proprietários poderão inscrever os animais para castração nas reuniões, que seguirão o calendário abaixo. As cirurgias serão realizadas no mesmo local a partir das 8 horas, seguindo o horário marcado na inscrição. A primeira reunião ocorreu na segunda-feira, 24/10, no bairro Pinheirinho e contou com a participação de mais de 250 pessoas.

Confira as datas e locais das reuniões e cirurgias, respectivamente:
25/10 - terça-feira – 19 horas
Escola Municipal Astrogilda
Rua São Rafael, 59 – Jardim Vista Alegre
Cirurgia: 30 de outubro (domingo)

27/10 - quinta-feira – 19 horas
Rua jacutinga, 52 – Fazenda Atalaia/Itatuba
Cirurgia: 1 de novembro (terça-feira)

3/11 - quinta-feira – 19 horas
Quadra de Esportes
Avenida João Paulo I, s/n – Jardim São Luiz
Cirurgia: 8 de novembro (terça-feira)

17/11 - quinta-feira – 19 horas
Praça da rua Maringá, s/n – Dom José
Cirurgia: 22 de novembro (terça-feira)  20/11 – domingo – 15 horas

EE Jardim da Luz
Rua erval seco, 59 – Jardim da Luz
Cirurgia: 27 de novembro - domingo

24/11 - quinta-feira – 19 horas
Quadra de Esportes
Rua Hamburgo, s/n – Jardim Santa Tereza
Cirurgia: 29 de novembro (terça-feira)
 
21/11 - segunda-feira – 19 horas
EE Alexandrina Bassith
Rua avaré, 25 – Jardim Ângela
Cirurgia: 26 de novembro (sábado)

Júlio Marcondes

Comentários