Praça de Alimentação e empreendedorismo em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 1/10/2011

Já está funcionando a Praça de Alimentação Embu das Artes. Inaugurada em 24/9, ela amplia a infraestrutura turística da cidade, com serviços de qualidade, dentro do padrão exigido para a comercialização de alimentos, aumenta a oferta de trabalho e abre caminho para o empreendedorismo de expositores que se tornam comerciantes.

A Praça de Alimentação foi criada depois que o governo municipal realizar, em 2009, por meio da Secretaria de Turismo, um levantamento em que ficaram constatadas as más condições de infraestrutura e atendimento no setor de alimentação da Feira de Arte e Artesanato. Diante disso, ao projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de criação de um novo parque integrado ao Sistema Municipal de Áreas Verdes, com intervenções de infraestrutura urbana e recuperação ambiental da área, foi incluída a construção do novo complexo turístico e gastronômico na antiga Praça da Lagoa. A partir daí, elaborou-se um projeto oferecendo as condições ideais para manipulação e comercialização de alimentos, que foi apresentado e aprovado pelo público envolvido.

As etapas seguintes foram: captação de recursos em Brasília; início das obras e adequação diante das interferências urbanas; processo de seleção dos expositores do setor de alimentação, dando prioridade aos que manipulam alimentos, e sua transição de expositor para comerciante de gastronomia; orientação para adequação do espaço de acordo com cada produto a ser comercializado; criação da Associação dos Comerciantes de Alimentos e Artesão de Embu das Artes (Acaae), que está sendo incubada na Incubadora de Cooperativas da cidade, para a gestão do espaço e regulamentação do funcionamento da concessão da área pública.

Assentos para mil pessoas

Com a nova Praça de Alimentação, espera-se fortalecer a marca da gastronomia local e o segmento dos pequenos comerciantes do setor, para que se tornem uma referência na cidade. Além disso, a Praça proporcionará aumento no faturamento do expositor, gerando oportunidade, diante de instalações adequadas, novos horários de funcionamento e possibilidade de diversificação de produtos,  para que se transforme em um empreendedor.

O turista e o munícipe agora contam com uma infraestrutra para o atendimento, com manipulação adequada dos alimentos, água, esgoto, energia, pia, além de parque infantil, estacionamento, sanitários e área de lazer. São 24 quiosques de alvenaria, equipados com água e energia elétrica, pergolado de madeira, que servem comidas rápidas, lanches, doces e bebidas. Há ainda parque infantil, palco para eventos, banheiros, fraldário e deque. O espaço, com mesas e cadeiras para mil pessoas, é bem iluminado e tem câmeras de monitoramento 24 horas.

O casal Émerson Ono e Tânia de Andrade e a filha Thuany de Andrade gostam da nova praça. “Isso é muito bom. Deu um destino ao local, evitando o mau uso. Agora fico mais tranquila de a minha filha passar por aqui na volta da escola”, revela Tânia. “Este é um projeto de R$ 700 mil. Os quiosques estão equipados para o manuseio correto de alimentos. A Praça é mais uma opção para quem vem à Feira de Arte e Artesanato no fim de semana e para todos os moradores”, declarou o prefeito Chico Brito. A Praça é também mais uma obra entregue à população, dentro do programa Semestre Espetacular, que neste mês de setembro inaugura ainda a Central de Monitoramento Urbano, no dia 30/9.

Na ocasião, o secretário de Turismo, Valdir Barbosa, lembrou os  projetos em andamento nos setores de gastronomia e turismo, incluindo o de treinamento de mão-de-obra e cursos gratuitos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, dirigidos aos comerciantes de alimentação na cidade. “É um grande point para os embuenses se encontrarem”, declarou o vice-prefeito Nataniel da Silva Carvalho (Natinha), que esteve na abertura da Praça, que contou com a presença de secretários municipais, do primeiro prefeito da cidade, Annis Neme Bassith, do deputado estadual Geraldo Cruz, do presidente da Câmara, Silvino Bomfim, dos vereadores Bete, João Leite, Didi e outros.

A Associação de Comerciantes de Alimentação e Artesão de Embu das Artes (Acaae), presidida por Grimalde Torres da Silva, a dona Nenê, cuidará do funcionamento dos quiosques e das atividades da  Praça, incluindo os shows que serão realizados na pérgula. A Praça de Alimentação fica na Avenida Elias Yazbek, 1401, Praça da Lagoa, Centro Histórico, e funciona de terça a quinta, das 8 às 19h, sexta, sábado e domingo, das 8 às 22h.

Elke Lopes Muniz

Comentários