AreArte homenageia Chico Brito e agradece apoio à Romaria

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 25/09/2011

A Associação dos Romeiros de Embu das Artes, AREARTE, reuniu-se com o prefeito Chico Brito nesta sexta 23/9, para agradecer o apoio recebido tanto para a 64ª Romaria, como para sua própria fundação realizada em março passado. Os romeiros entregaram ao prefeito um “certificado de honra ao mérito” pela parceria e fizeram uma avaliação da romaria realizada entre 17 e 19/9 e iniciaram discussão e propostas para o próximo ano.
 
A criação da Associação havia sido proposta pelo próprio prefeito para unificar os diferentes romeiros, dar maior credibilidade à organização da Romaria e poder se auto sustentar. Na reunião, respondendo ao prefeito, os romeiros avaliaram que a criação da AREARTE foi essencial para realizar a última romaria e conseguir recursos para a propaganda, alimentação, material de apoio e emergências. E que também será essencial para organizar a Romaria de 2012. Gustavo Campos Vaz disse que antes era difícil conseguir patrocínio pela desconfiança dos comerciantes e que agora estão apoiando bastante: “Só temos que agradecer ao prefeito e convidá-lo a continuar como nosso parceiro” – disse Vaz.
 
O Secretario Municipal de Cultura, Paulo Oliveira, declarou que a Romaria deste ano foi importante sob dois aspectos. Primeiro porque houve um resgate de personalidades tradicionais que estavam se afastando e fazendo falta nas últimas romarias. “Mas no processo de discussão do estatuto, os três grupos que sempre participaram da Romaria se unificaram para formar a diretoria e o resultado foi imediato. Além disso, foi essencial nossa postura do Poder público em apoiar a Romaria sem assumir a organização para si, que por princípio deve ser dos próprios romeiros”. – declarou Oliveira.
 
O prefeito Chico Brito enfatizou a importância da AREARTE organizar eventos durante todo o ano – festas, jantares, bingos e cavalgadas menores para arrecadar recursos, manter a identidade do grupo e assim garantir a Romaria e a Associação. O prefeito também solicitou que a Associação sempre organize cavalgadas menores ou dentro do município para ampliar a participação da população interessada tanto para criar um calendário costumeiro durante o ano, como para criar uma identidade com a própria cidade.
 
Brito agradeceu a homenagem e disse que é obrigação do município sempre apoiar suas mais antigas tradições: “Eu sempre disse que Embu das Artes tem como característica particular aliar modernidade e tradição. Ao mesmo tempo que a cidade vem se desenvolvendo fortemente, por sua proximidade com São Paulo, ainda conservamos muito de nossa cultura tradicional caipira que nos proporciona identidade, hospitalidade e prazer. Sempre achei importante conciliar desenvolvimento com tradição” – declarou.
 
Segundo o tesoureiro Amauri Gonçalves, a AREARTE irá apresentar um relatório geral da organização da Romaria no próximo mês, organizar o quadro de associados e começar a discutir um calendário para 2012.
 
Arney Barcelos

Comentários