Seminário do Conegro defende a igualdade racial

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/09/2011

A Câmara de Vereadores de Itapecerica da Serra ficou lotada durante o 2º Seminário do Conselho Municipal do Negro, realizado na última sexta-feira, 16 de setembro. Autoridades, público em geral e alunos da Escola Estadual Antônio Florentino, do Jardim Jacira, prestigiaram o evento, que teve apresentações e palestras com o tema: “Itapecerica na Luta Pela Igualdade”.

Após a exibição de um vídeo da Unicef sobre igualdade, com o ator Lázaro Ramos,
a abertura do seminário ficou a cargo do grupo Ale Axé Azagunã. Mãe Alessandra e demais integrantes fizeram uma apresentação sobre a cultura do candomblé, tema tratado logo em seguida por Ogum Cássio.

A mesa de trabalho foi composta pelo presidente do Conegro, Paulo Sérgio Barboza (PC); vereador Clóvis Pinto; Kátia Trindade, coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial; Dr. Anderson Borba, do Conegro de Taboão da Serra; e Gilberto Rodrigues, um dos precursores do movimento negro organizado em Itapecerica.

A apresentação do mestre Oriquerê, com seu boneco Juvenal, deu prosseguimento ao seminário. O show de ventriloquismo arrancou gargalhadas dos presentes num momento de muita interatividade.

O grupo de capoeira Tupinambá, com o mestre Canibal, mostrou todo seu repertório. Após muitos aplausos, Canibal discursou sobre a história e a importância da capoeira no Brasil.

“A discriminação às vezes parte de nós mesmos, ao nos sentirmos inferiores ou nos colocarmos como inferiores ao nosso semelhante”, discursou o vereador Professor Clóvis Pinto. Também marcaram presença no seminário os vereadores Tonho Paraíba, Dr. José Martins Filho e Comendador Lombardi.

O representante do movimento negro de Taboão da Serra Dr. Anderson Borba falou da importância da organização e contou como foi a criação do Conegro em Taboão. As dificuldades que os negros enfrentam no dia-a-dia e o preconceito sofrido na mídia também foram tratados pelo integrante da Comissão Anti Racismo da OAB de Taboão da Serra. “Nas novelas, o negro normalmente é colocado com empregada ou bandido”, explicou Anderson.

Para o presidente do Conegro e organizador do seminário, Paulo Sérgio (PC), o sucesso do evento foi possível graças ao empenho de apoiadores como Fernando Oliveira, Kátia Trindade e Marinalva Lima de Sousa. “Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, com certeza haverá guerra”, filosofou PC, que acrescentou: “A discriminação é uma grande bobagem. Não existe diferença entre raças, somos todos da raça humana. Seja qual for a religião, seita ou credo que cada um siga, a pregação de igualdade é a única que deve ser considerada”.

Kátia Trindade destacou a comemoração dos 80 anos da Frente Negra Brasileira e exaltou as conquistas do movimento negro no município. “A luta pela igualdade está acima de qualquer partido e qualquer credo”, concluiu.

De acordo com o prefeito Jorge Costa, o movimento negro de Itapecerica da Serra cada vez mais se destaca na busca pela igualdade racial.

Comentários