STT leva muita arte e emoção às ruas na Semana Nacional de Segurança no Trânsito

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/09/2011

A Secretaria de Transito e Transportes usará de muita arte e estratégias lúdicas na Semana Nacional de Segurança no Trânsito que será realizada nas ruas da cidade  entre 18 e 25 de setembro.O objetivo é convencer nossos motoristas da necessidade, cada vez maior, de todos respeitarem os cuidados mínimos de trânsito amplamente divulgados. Com apoio de peças teatrais, panfletos e aulas para crianças a campanha faz parte da Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito lançada esse ano pela OMS - Organização Mundial da Saúde e que atuará em todo mundo até 2020.

A campanha começa neste domingo, 18, com panfletagem no Largo 21 de Abril a partir das 9hs e à tarde com a apresentação do grupo teatral da Comunidade Carismática Aviva. Segundo o diretor da STT, Josias Vieira, o teatro vai representar experiências cotidianas do trânsito – especialmente relacionadas à faixa de segurança e situações de violência – tentando alertar para as consequências do desrespeito à faixa de segurança, e às prioridades para idosos, deficientes, gestantes e crianças, além de situações de violência no trânsito e uso de celular e outras normas. Nos intervalos das encenações, diz, Vieira, os representantes da STT irão informar os números de acidentes, mortes e consequencias do desrespeito às normas de  transito em todo o pais.

A partir de segunda 19/9 começarão as ações com panfletagem que serão realizadas durante toda a semana, das 8 às 16h na Praça da Lagoa, Jardim Santo Eduardo, Jardim Santa Tereza, Jardim Vazame, Avenida Rotary (próximo ao Cemitério) e outros pontos onde o tráfego é mais intenso. Também haverá encenações com cadeiras de rodas no Largo 21 de Abril e com simulação de acidente veicular na Avenida Rotary que se repetirão em vários bairros ao longo da semana.

O trânsito é responsabilidade de cada um


O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito, Francisco Carlos Pereira, diz que a Semana Nacional de Segurança no Transito enfatizará os principais eixos das campanhas determinadas pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) junto ao movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – como a valorização da vida nas faixas de trânsito e a responsabilidade pessoal e consciência autocrítica de cada cidadão envolvido no trânsito. (condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres). Os temas principais a serem enfocados na campanha são a violência no trânsito, o respeito à faixa, uso de celular e as prioridades para idosos, deficientes, gestantes e crianças. Segundo Pereira, a Semana será realizada concomitantemente em todo país além de vários outros países, integrando Embu das Artes nas ações nacionais de transito.

De acordo com os dados do DENATRAN, a cada ano, o Brasil contabiliza 750 mil acidentes, 27.000 mortos e mais de 400.000 com lesões permanentes nas estradas e vias urbanas do País. “O trânsito brasileiro corresponde a uma guerra do Vietnã a cada dois anos (50 mil mortos), ou à queda de um Boeing a cada dois dias. É como se aquela tragédia do avião Folkker 100, que caiu em São Paulo, acontecesse de três a quatro vezes por semana.” – disse Pereira. Os acidentes representam também a principal causa de morte de crianças no Brasil, segundo a ONG Criança Segura que realizou a pesquisa para o DENATRAN. Somente em 2007 o trânsito matou 5324 crianças.

O engenheiro de tráfego da STT, Issamu Araki, responsável pela Educação de Trânsito nas escolas, diz que a realização da Semana faz parte do tripé que embasa as ações de engenharia de tráfego, e que engloba todas as medidas para reduzir ao acidentes, principalmente os acidentes com morte ou que deixam deficientes físicos e que aumentam cada vez mais no pais.

A Semana terá o apoio do Colégio Adventista, da ESCOTRANS (Cooperativa de Trabalho dos Condutores Escolares de Embu e Região), da COOPERCAV  (Cooperativa de Trabalho de Transportes Profissionais Terra das Artes), J.F.Transportes e Guarda Civil Metropolitana.

Arney Barcelos

Comentários