Chico Brito implanta sistema eficiente de farmácias

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 29/08/2011

Com o objetivo de garantir e facilitar o acesso aos medicamentos na rede municipal de saúde, o Governo da Cidade de Embu das Artes implanta novo sistema de gestão compartilhada nas farmácias. Uma empresa ficará responsável pela distribuição de medicamentos para a rede e dispensação para pacientes, recursos humanos da farmácia e ainda fornecerá insumos de enfermagem e cuidará do condicionamento dos medicamentos.


Todas as Unidades de Saúde, exceto Mimás, contam com farmácias e contarão com farmacêutico oito horas por dia em todas as farmácias. Ainda será ampliado o horário de atendimento na Farmácia Excepcional, estendido aos finais de semana e feriados, das 8 às 12 horas, para atendimento dos pacientes que saem do Pronto Socorro.


Todos os servidores que atualmente trabalham no setor serão reaproveitados em outros serviços e alguns deles já foram contratados pela empresa. Com isso, não haverá demissão de profissionais. Serão 94 profissionais que integrarão a nova equipe.


A empresa não poderá deixar faltar medicamentos nas farmácias das unidades de saúde, exceto quando não há matéria prima disponível no mercado, porem deverá ter agilidade na solução.Além disso, serão colocados à disposição remédios para Glaucoma.


Já o fornecimento de medicamentos de alto custo continuará a cargo dos governos do estado e federal. Nos últimos meses, havia falta de medicamentos no município em decorrência a problemas de repasse pelo programa Dose Certa, caso isso ocorra, a empresa fará a reposição, garantindo o atendimento da demanda, bem como os pedidos via ação judicial.

Entrega em casa

Uma das novidades é que os pacientes poderão receber os remédios em casa sem precisar ir até uma farmácia da rede para retirá-los. O sistema deverá ser implantado até meados de 2012.

As farmácias serão modernizadas recebendo sistema de ar condicionado para melhor acondicionar os medicamentos. Todas deverão estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Para garantir a segurança, elas receberão câmeras, interna e externa, para vigilância e ainda controle do estoque eletrônico, por meio de código de barras. Esse sistema auxiliará no planejamento da implantação de uma política de Assistência Farmacêutica como também na otimização dos gastos por paciente, com isso poderemos investir mais na saúde de nossa cidade.

O Governo da Cidade de Embu das Artes investe, nesse novo sistema, R$ 10 milhões. O recurso está vinculado ao Tesouro Nacional e ao município. A implantação trará uma economia de cerca de 30% aos cofres públicos, além da melhora na qualidade do atendimento à população.

Parte dessa economia está relacionada ao sistema chamado Dose Individualizada por Tratamento Determinado, que consiste em o paciente receber a quantidade necessária para o tratamento completo. Por exemplo, uma pessoa precisa tomar um comprimido, por dia, de um remédio durante uma semana, ele receberá sete comprimidos, ao invés de uma caixa com 30. Com isso, evita-se o desperdício.

A empresa foi escolhida por meio de pregão presencial em que concorreu com outras três candidatas e foi escolhido a que oferecia melhor serviço pelo melhor preço.

Comentários