Embu doa terreno para INSS, Taboão, Embu Guaçu e Juquitiba também vão ganhar agência

Por Sandra Pereira | 23/12/2009

Taboão da Serra, Embu Guaçu, Embu das Artes e Juquitiba estão entre as cidades contempladas no plano de expansão e descentralização do atendimento do INSS. Todas elas vão ganhar unidades do INSS.

Em Taboão da Serra a obra já está bem adiantada. A previsão é de que o governo federal realize concurso público para suprir a demanda das novas agências, segundo Lúcia Helena Paquier, gerente para a região São Paulo Sul do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
“Na região de São Paulo 184 agências vão ser construídas. O governo entende que é melhor construir a agência do que pagar aluguel e fazer melhorias em imóveis de terceiros”, explica a gerente, acrescentando que as cidades que conseguiram documentação até outubro as começam no início de 2010.

No caso de Taboão, ela afirma que a conclusão da obra está prevista para junho e que a previsão de atendimento é de 600 pessoas diariamente.

Ela esteve nesta segunda-feira, 21, em Embu das Artes quando a prefeitura assinou o termo de doação do terreno para construção de uma agência INSS na cidade.

Avaliada em R$ 157 mil reais, a área está localizada estrategicamente entre as ruas Belo Horizonte e Bernadina, no Centro, o que facilita o acesso do público.

“No caso de Embu será feito o projeto e a obra deverá ser iniciada nos próximos meses”, afirmou Lúcia.

Segundo o prefeito Chico Brito, a previsão é que a obra seja iniciada em 2010. Com isso, 70 mil moradores de Embu terão mais comodidade, não precisando se deslocar até outras regiões para utilizar os serviços do INSS.

Ele lembrou que a agência vai ficar localizada na mesma gleba que a Casa do Advogado e o Centro de Referência da Mulher.

“É muito sábia a decisão do presidente Lula em descentralizar os serviços para atender a população mais carente”, afirmou o prefeito.

O deputado federal Devanir Ribeiro acompanhou a assinatura. Ele foi o principal articulador para aprovação da emenda que destina R$ 55,4 milhões para a instalação de cem agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o Estado de São Paulo. A medida abrangerá 184 municípios e criará cerca de 500 postos de trabalho.

Participaram da reunião, o vice-prefeito e secretário de Assuntos Jurídicos, Natinha, os secretários Paulo Giannini (Governo), Marcos Rosatti (Controladoria Geral) e Cristina Santos (chefe de Gabinete), os vereadores Silvino Bomfim, João Leite, Luiz do Depósito, José Carlos Proença, Arthur Almeida, pastor Edgardo, Júlio Campanha, e o presidente da OAB/Embu, Carlos Alberto Cardoso de Camargo, o Cacá.

Comentários