Começa julgamento dos acusados na fraude do IPTU de Taboão

Por | 24/08/2011

Começou nesta quarta-feira, 24, no Fórum de Taboão da Serra o julgamento dos envolvidos na fraude do IPTU. A programação inicial da juíza é ouvir 18 testemunhas de acusação nos dois processos (1067/11 e 1435/11) que estão sendo tratados conjuntamente. Ao todo 26 pessoas são acusadas na fraude, inclusive quatro vereadores, três secretários municipais e vários ex-funcionários públicos. Logo no começo dos trabalhos os advogados de nove acusados solicitaram a redesignação da audiência.

Os acusados foragidos por não terem conseguido o pagamento da fiança, Rafael Silva, e Joaquim Batista de Oliveira Neto foram representados por seus advogados.

A juíza Flavia Castelari negou o pedido de mudança da data da audiência e garantiu que a defesa dos acusados tive acesso aos autos no tempo devido.

A primeira testemunha ouvida foi o morador Sílvio Ramalho Foz Júnior que vendeu um terreno de sua propriedade com o intermédio do Milton Andrade. Ele contou detalhes da transação e falou do processo de resultou na redução do IPTU de seu imóvel.

Pediram o adiamento da audiência os advogados dos réus Acileide França, Milton Andrade, Rafael da Silva, Cláudia Pereira Santos, Marcos Campinas Pimentel,Antônio Valadão, Tereza Letícia, Luiz Antônio e Maruzan Corado.

A audiência estava marcada para começar às 9h30. Mas o início dos trabalhos atrasou de quase duas horas. Os acusados  presos Tadeu Antônio e Marcelo Soares que chegaram algemados e conduzidos por dois policiais militares. A juíza permitiu que eles ficassem no local sem algemas.

O clima de tensão dos réus era evidente antes do início da audiência, vários deles demonstravam estar abatidos.

Entre as testemunhas de acusação que vão depor ainda hoje estão o delegado Raul Godoy, investigadores Ivan Jerônimo e Ronaldo Marcos. Além do funcionário da empresa Conam, Rinaldo Abreu, e, CPD da prefeitura, Rogério de Godoy.

Um forte aparato polícial fez a segurança dos acusados e agentes de trânsito fecharam a rua do Fórum, Mário Latorre com faixas de proteção. O trânsito foi desviado para as ruas próximo ao Fórum.

Os depoimentos  se estendem até sexta-feira. A informação inicial é de que nesta quinta-feira, dia 25 testemunhas de defesa serão ouvidas, já no dia 26 todos os réus.

A qualquer momento confira maiores informações do primeiro dia de julgamento. A cobertura completa você confere no Jornal na Net, seu jornal da região.

Veja o nome de todos os réus no processo:

Claudia Pereira Santos,Marcelo Marciliano Soares, Antônio Roberto Valadão, João Gilberto Domingues da Paz, Edgard Santos Damiani, Marcos Campinas Pimentel, Natalino José Soares, Luiz Carlos Albuquerque Orlandino, Clomar Zottis, Alekssandra Valentin Silva, Joaquim Batista de Oliveira Neto, Tadeo Antônio, Luis Antônio de Lima, Maruzan Corado Oliveira, Carlos Andrade, Milton Andrade, Turíbio Antônio de Castilho Júnior, José Luiz Eloi, Bruno Camargo Bolfarini, Arnaldo Clemente, Marcelo Pereira Cavalo, Márcio Renato Carra, Rafael da Silva e Celso Vasconcelos, o Celsinho, Alcileide França da Cruz.


Comentários