Taboão vive guerra política de bastidores

Por Sandra Pereira | 21/08/2011

Uma verdadeira guerra de bastidores está sendo travada no meio político de Taboão da Serra. De um lado, o prefeito Evilásio Farias mobiliza os seus aliados políticos na batalha contra o pedido de impeachment, que a Câmara deve apreciar o recebimento nesta terça-feira (23). Na frente oposta, o ex-prefeito Fernando Fernandes, pré-candidato a prefeito em 2012, lidera o grupo dos que querem a cassação do prefeito Evilásio Farias.  Entre ambas as frentes de batalha estão a investigação da fraude do IPTU e os anseios da população de Taboão que sonha com dias melhores. 

Fernando Fernandes reuniu os aliados neste domingo, no grande Hotel Taboão, para falar sobre o impeachment e pedir a todos os apoiadores que lotem a Câmara Municipal na terça-feira, para pressionar os vereadores a aceitar o pedido de abertura da Comissão Processante, protocolado na Casa por José  Afonso da Silva.

Os vereadores Paulo Félix, Olívio Nóbrega e vários pré-candidatos a vereador na cidade estiveram presentes na reunião, onde um dos temas predominantes foi a matéria publicada pelo Jornal Folha do Pirajuçara, na edição 381, que acusa o vereador Paulo Félix de ter feito baixa indevida de IPTU. Em torno de 150 pessoas participaram da reunião. De acordo com várias delas ouvidas pelo Jornal na Net Paulo Félix negou. 

Evilásio Farias, por sua vez, admite que a sua vida pública está encerrada e que já não tem mais nenhum projeto político pessoal. Em meio ao desgaste das denúncias constantes envolvendo seu governo tenta chegar ao fim do mandato e manter o seu grupo político unido em torno do objetivo de eleger o sucessor. 


O elo entre as duas frentes de batalha, e, o que divide ambos os grupos políticos é a eleição municipal de 2012. Nenhum dos lados cogita a possibilidade e perder a eleição do próximo ano, o que torna a guerra de bastidores ainda mais intensa.

 “A pressão está muito forte. Agora foi pro tudo ou nada. Ninguém sabe o que poderá acontecer”, confidenciou um dos envolvidos na batalha de bastidores.
Nos dois lados já há quem aposte que a “guerra” não terá vencedores, uma vez que ambas as partes vem sofrendo baixas a medida em que surgem novas denúncias.  

Semana intensa


Nesta segunda-feira, 22, a primeira batalha da semana será travada na Câmara Municipal durante a oitiva do delegado Raul Godoy e dos investigadores Ivan e Ronaldo. 

Já o resultado da batalha da terça-feira (23) ainda parece incerto, o que aumenta a pressão de ambos os lados. 

Na quarta-feira (24) a juíza Flavia Castelari começa a ouvir os depoimentos dos envolvidos na fraude do IPTU e das testemunhas de acusação. A informação inicial é de que no dia 24 serão ouvidas as testemunhas de acusação, dia 25 testemunhas de defesa e no dia 26 todos os réus. 

Comentários