Conisud faz ação contra abusos de menores na BR 116

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 16/08/2011

A realização da Ação Regional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Projeto Cuidando Sem Fronteiras, em 12/8, pelos municípios do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), foi um sucesso. Cinco municípios colocaram nas ruas suas equipes de técnicos, educadores sociais e conselheiros tutelares e de direito para conscientizar  adultos sobre a questão do menor. Participaram 230 profissionais, sendo que 140 de Embu das Artes e 30 de cada um dos municípios de São Lourenço da Serra, Embu-Guaçu e Taboão da Serra.

Os postos de gasolina da Régis Bittencourt (BR 116) foram o principal foco da Ação Regional. Profissionais da Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal (GCM), da Política Militar (PM), deram apoio às equipes. As de Embu das Artes se reuniram na sede da Prefeitura no início da manhã e saíram em campo, depois de ouvir do secretário de Governo, Paulo Giannini: “Triste quando alguém diz que não tem mais jeito. O dia em que a gente assumir que criança de 12 anos não é recuperável, estaremos atestando incompetência da sociedade e não há mais lugar para viver”.

Gianini, representando o prefeito Chico Brito, os secretários de Participação Cidadã, Edson Bezerra, e de Assistência Social, Selma Fernandes, fizeram recomendações e convocaram todos a colaborar para a criação de uma sociedade do bem viver, sensibilizando inicialmente a sociedade. “Será um dia de trabalho diferente, com a mesma responsabilidade que todos temos”, disse Selma. Enumerou três razões para as ações: combater a exploração de mão-de-obra, exploração e abuso sexual de meninos e meninas.

Num ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA) completa 21 anos de existência, a iniciativa do Projeto Cuidando Sem Fronteiras, do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud), em defesa dos direitos da criança e do adolescente é um grande avanço. Além de Embu das Artes, as cidades de Taboão da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba também realizaram o mesmo trabalho no seu território.

As equipes embuenses visitaram locais de Itapecerica da Serra, que não participou. Em Embu das Artes, pessoas foram abordadas nos postos de gasolina da BR 116 22, 23 e 28, Cancum, Paraná, Petrobras, Ipiranga e centros comerciais do Pinheirinho e Jd. Pinheiros (SP), para serem informadas sobre os direitos da criança e do adolescente e a responsabilidade que qualquer adulto deve ter com relação aos menores. Para quem participou, o dia foi de muita ação no eixo Conisud, com a execução dessa etapa do projeto Cuidando Sem Fronteiras.

Elke Lopes Muniz

Comentários