Manifestação pelo afastamento imediato do prefeito Evilásio Farias

Por Outro autor | 16/08/2011

A população de Taboão da Serra se surpreende a cada semana com os avanços das investigações, denominada “operação cleptocracia”, levada a cabo pela Policia civil e pela promotoria pública de Taboão da Serra.

A ”operação “cleptocracia” que investiga os crimes cometidos pela quadrilha instalada na prefeitura de Taboão da Serra, já levou para cadeia ou pediu a prisão de cinco vereadores, quatro  secretários e vários funcionários, responsáveis pelo roubo de mais de 10 milhões de reais dos cofres do município.

A investigação que começou com os desvios do dinheiro referente a dívidas do IPTU, trouxe à tona desvios e fraudes no ISS, contratos ilegais, alugueis de carros e se ampliou para fraudes das anistias das multas de trânsito.

Neste momento, está em mãos da juíza de Taboão da Serra o pedido de prisão de 29 pessoas, devido a esta investigação que até agora foi responsável pelo desvio de mais de 1 milhão e 300 mil reais.

A população aguarda ansiosamente os desdobramentos das investigações que avançam para todos os lados, não apenas da atual gestão de Evilásio Farias, mas também de seu antecessor, Fernando Fernandes.

A última matéria publicada pelo Folha online, amplamente divulgada pela mídia local, relaciona o prefeito Evilásio em intermediações com advogados que defenderiam seus secretários e vereadores presos, utilizando-se da empreiteira Etama. Defesa essa que sairia pela bagatela de 700 mil reais.

Mercado imobiliário e empreiteiras são os pivôs dos escândalos
Está mais do que claro que um dos pivôs desta crise é o setor imobiliário e das empreiteiras. Setor este que, em todo país, trabalha por fora da lei. Compram os políticos financiando as campanhas eleitorais de quase todos os candidatos e cobram a fatura com o favorecimento em licitações irregulares e superfaturamento de obras. O poder das empreiteira, associado ao mercado imobiliário chegam ao ponto de engavetar os projetos de construção de moradias populares, escolas, creches e hospitais e chegam ao ponto de alterar o Plano diretor dos municípios em seu favor. Sempre pagando fortunas aos políticos locais que os servem.

Dois exemplos claros deste poder está no aumento escandaloso do IPTU que favoreceu os donos de imobiliárias, aumentando absurdamente o valor dos imóveis e dos alugueis.

O outro exemplo, é a venda do Terreno do Paulo Colombo, de onde famílias sem teto foram despejadas, que foi vendido para uma grande empreiteira e agora farão pressão na Câmara para alterar o Plano Diretor da cidade, já que o terreno está destinado para as ZEIS 1 (Zona Especial de Interesse Social).

Há denúncias contundentes de que a dívida daquele terreno foi quitada por um valor absurdamente inferior, o que permitiu a venda do mesmo.

A população e os serviços públicos são os que mais sofrem
A sangria do dinheiro público desviada pela quadrilha que se instalou na prefeitura, explica porque não tem aumento decente para o funcionalismo, re-enquadramento das ADIs no Estatuto do Magistério, porque os projetos de moradia não saem do papel e porque a população sofre tanto com o descaso.

No programa de sexta-feira de Antonio Luiz Datena, depois levantar inúmeras denúncias envolvendo o prefeito de Taboão, Datena termina seu programa com a célebre frase: “Eu não sei como a prefeitura de Taboão ainda está viva”. E essa pergunta deve estar no pensamento de todos os taboanenses.

Por esses e por outros motivos, é que estaremos amanhã, 16 de agosto, protocolando uma REPRESENTAÇÃO na Câmara Municipal de Taboão da Serra, solicitando abertamente o AFASTAMENTO do prefeito Evilásio Farias. Não há mais nenhum motivo para adiar esta decisão e queremos que a Câmara o quanto antes o coloque em votação.

Convocamos a todos os trabalhadores, estudantes, professores e a população de Taboão da Serra a participarem do grande Ato contra a Corrupção, com concentração no Largo do Taboão a partir das 15 horas, logo após iremos para a prefeitura e da prefeitura e às 18 horas nos dirigiremos para a Câmara Municipal para protocolar a REPRESENTAÇÃO pedindo o AFASTAMENTO do prefeito.
 
COMITÊ DE LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO EM TABOÃO DA SERRA

Comentários