11 de agosto Dia do Advogado

Por Outro autor | 11/08/2011

No dia, 11 de Agosto de 1827,  o Imperador Dom Pedro I , alvitrou instituir no Brasil , os Cursos Jurídicos,  autorizando o funcionamento de um curso na  cidade de  Olinda, e outro em São Paulo : Apesar de  representar  o dia da instituição dos Cursos Jurídicos, ficou conhecido , como  o “DIA DO ADVOGADO”, marcado inclusive, pelas celebrações do “dia da pendura” , em que os estudantes de Direito se reúnem em restaurantes,  se alimentando ( sem bebidas alcoólicas), entregando um Ofício ao proprietário do estabelecimento  e comunicando que as despesas não serão pagas,  por conta da Tradição acadêmica.

A par desta particularidade  da comemoração , o fato é que os cursos jurídicos  preparam  profissionais do Direito , sejam eles,  para o Poder Judiciário, para o Ministério Público, Polícia Civil e por fim , atender a sua finalidade precípua, que é formar Advogados.
Sendo assim, neste dia 11 de agosto, rendemos as nossas mais sinceras homenagens a todos os operadores do Direito ,em especial aos Advogados, que se doam,  diariamente, sem qualquer reserva pessoal.

Àqueles , que alcançam os  presos, as viúvas , os desafortunados,  os que já não têm esperança, e que veem no Advogado , a última oportunidade de ser ouvido , crido  e  valorizado.
Aos  “combatentes”, incansáveis, das trincheiras jurídicas, que emprestam a sua voz ao seu constituinte, os quais, não dormem, atendendo diligências ; que não se alimentam, correndo de audiência para audiência ; que se comovem com o infortúnio alheio: os nossos PARABÉNS!
Meus alunos, Colegas e demais operadores do Direito, com essas palavras, encerro o meu pronunciamento:

Constituição Federal:
Art. 133 - O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.
Meu mais profundo respeito e consideração a todos.


Feliz  “DIA DO ADVOGADO”
JOSE VANDERLEI SANTOS   é  Professor  de Direito nas Faculdades ANHANGUERA  - Taboão da Serra;  Vice-Presidente da OAB- Taboão da Serra e Advogado militante.

Comentários