Taboão da Serra ganha prêmio Caixa melhores práticas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 16/12/2009

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local pelo projeto de urbanização do bairro Jardim das Flores/CSU. O prefeito Evilásio Farias, ao lado da equipe técnica da prefeitura que elaborou e executou o projeto, de dois representantes do bairro e da entidade parceria pelo trabalho social, a Ong Arrastão, estiveram na cerimônia de premiação que aconteceu em Brasília, no último dia 09. 

A solenidade contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, do ministro de Estado da Previdência Social, José Barroso Pimentel e da presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho.

O prêmio tem por meta identificar, reconhecer e difundir as melhores experiências de urbanização e desenvolvimento social realizados pelas prefeituras em parceria com a Caixa. Na primeira fase do concurso, a Caixa selecionou 100 projetos brasileiros, sendo três de Taboão. Destes três, o projeto de urbanização do Vale das Flores/CSU ficou entre as 35 finalistas, o que levou a cidade receber o prêmio.

“Esta premiação é o reconhecimento do trabalho da população do Jardim das Flores. O entrosamento da sociedade civil e a presença e o acompanhamento das pessoas durante as obras de urbanização foram fundamentais para que hoje a gente possa estar aqui. Me sinto muito orgulhoso de todos que estão neste projeto”, afirma o prefeito De acordo com a secretária de Habitação, Ângela Amaral, os projetos de Taboão da Serra foram escolhidos por responderem plenamente aos critérios do banco.

“Para atender as solicitações da Caixa, as iniciativas tinham que ter participação popular, envolvimento de parceiros e replicabilidade, ou seja, condições de ser adaptado para qualquer município brasileiro”, explica.  Com isso, a Caixa pretende  estimular a adoção das iniciativas premiadas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos.

Projeto de urbanização Jardim das Flores/CSU

O Projeto Jardim das Flores foi desenvolvido em cima de três eixos: participação popular, desenvolvimento econômico e trabalho social. Para sua aplicação, o bairro contou com equipes de trabalhos sociais que articulava a comunidade. Regularização fundiária, melhoria das habitações, implantação da rede elétrica, iluminação pública e pavimentação estão entre as intervenções. 

Premiado com um dos melhores projetos de urbanização do Brasil, teve a participação integral da comunidade que além de viver em um bairro com mais estrutura, participou de oficinas de capacitação profissional e geração de renda.

Hoje os moradores do Jardim das Flores fazem parte de uma das populações mais atuantes e articuladas de toda sua região.

Prêmio de arquitetura

Já é a segunda vez que o projeto do Jd. Vale das Flores/CSU é reconhecido pelo seu trabalho social e projeto de urbanização. Em 2008, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) de São Paulo, premiou a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Taboão da Serra na categoria Interesse Social/Produção Pública.

A ação chamou a atenção do Instituto por ser ousada já que, mesmo sem as características de um projeto completo de arquitetura, valorizou as áreas coletivas e propôs a reforma das unidades habitacionais, em uma intervenção com a participação da comunidade.

caixa1.jpg

 Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou o evento e parabenizou o prefeito Evilásio Farias pelo prêmio

Comentários