Mais 20 moradias do Jardim Vale das Flores são reformadas por universitários

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/08/2011

“Agora vou poder ter uma casa digna e não me assustar quando começar a chover”, falou emocionado Antônio Raimundo, 70 anos, morador há 20 anos do Jardim Vale das Flores, no Parque Pinheiros. A casa onde morava estava em péssimas condições e foi uma das selecionadas para ser atendida no projeto “Arrumando a casa”, realizado pela ONG Habitat para a Humanidade Brasil, Projeto Arrastão e a Prefeitura Municipal de Taboão da Serra.

Assim como a casa do senhor Antônio, mais 20 residências do bairro estão sendo reformadas, revitalizadas e reconstruídas com a ajuda de um grupo de voluntários. São 65 universitários sul coreanos que de 30 de julho a 3 de agosto estiveram na cidade para a realização do projeto.

Os jovens fazem parte do “Happy Move Youth Volunteers”, o maior programa de voluntariado da Coréia. Idealizado e organizado pela Hyundai Motor Company, essa ação se propõe a contribuir para a melhoria da sociedade ao ajudar a formar a consciência global em futuros líderes.

De acordo com a presidente da associação dos moradores do bairro, Rosilene Pimentel Gomes, a ação é muito importante, pois a área tem muitas famílias que não tem condições de arcar com custos de reformas. “Este trabalho dos voluntários coreanos complementa o desenvolvimento e a melhoria do nosso bairro”, ressalta.

“O projeto já atendeu 80 famílias e até o final do ano tem a meta de atender mais 100”, informa Vanessa Higa. Além de realizar obras em residências, o projeto também está construindo um espaço multiuso para a comunidade e também abrigará uma biblioteca.

Seleção de voluntários

Mais de 500 estudantes coreanos de diferentes universidades e áreas de estudo são enviados durante as férias a vários locais do mundo para realizar trabalhos com comunidades, assistência médica e intercâmbio cultural. Desta vez, os países escolhidos foram Brasil, Etiópia, Tailândia, Índia e China.
 
As vagas do programa são bastante concorridas e a seleção é árdua. Após numerosas entrevistas e testes teóricos, os candidatos ainda devem provar que possuem bom conhecimento sobre a cultura e a história do país que escolheram. Para vir ao Brasil, havia uma vaga para cada 80 candidatos.

Renata Gomes

Comentários