Itapecerica da Serra em busca da excelência em acessibilidade

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/07/2011

Sensibilização e respeito ao próximo. Essas duas características marcaram o evento realizado pela Comissão de Acessibilidade e Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade de Itapecerica da Serra, no Complexo Educacional Ari Pereira de Moraes, na última quinta-feira, 21 de julho.

Durante o café da manhã, os presentes participaram de uma atividade dinâmica em que puderam vivenciar as dificuldades que os deficientes passam durante uma refeição comum. Divididos em duplas, em que uma pessoa possuía uma deficiência e a outra tinha a função de cuidador, todos perceberam a importância de valorizar e investir em ações voltadas a facilitar o dia-a-dia dos portadores de deficiência. A atividade foi ministrada por Cristiane Ecker da Fenavape – Federação Nacional das Avapes - Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência.

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, ressaltou a importância da dinâmica. “Hoje, no momento em que vivenciamos uma deficiência, ficou bastante claro o que acontece. Ainda temos muito a fazer, mas o início do nosso trabalho, que está sendo realizado no centro da cidade, já vem surtindo efeitos positivos. A região central deve ficar pronta até o fim do ano que vem e em seguida vamos dar continuidade à adaptação do restante da cidade”.

Durante sua palestra, Cristiane avaliou a reação dos participantes enquanto estavam em condições de cadeirantes, com deficiência auditiva, sem visão completa ou parcial ou imobilizados e ressaltou a importância de mostrar na prática as dificuldades que são enfrentadas por aqueles que têm algum tipo de privação como forma de sensibilizar as autoridades competentes.

A palestrante falou dos tipos de deficiências, explicou os direitos e destacou a atividade desenvolvida pela Fenavape. Cristiane também apresentou as características da cidade de Socorro, que é um exemplo em receber turistas com deficiências.
Denilson Nalin, da Revista Sentidos, também ministrou palestra. Ele falou sobre inclusão da pessoa com deficiência e explicou o trabalho que a revista e o site www.sentidos.com.br desenvolvem.

Para finalizar o evento, a Comissão de Acessibilidade apresentou um vídeo com as primeiras mudanças realizadas na infraestrutura do município para propiciar a acessibilidade.

 “Quero agradecer o apoio de todas as pessoas que estão envolvidas neste projeto, além de todas as secretarias que nos ajudaram. Ainda há muito a ser feito. A própria adaptação de uma cidade para a outra varia, porque a tipologia e a topografia são diferentes, assim como as técnicas de construção. Vamos chegar a rotas acessíveis aos pontos interessantes para o município, não só pontos turísticos mas culturais e educacionais. Esses pontos serão interligados por calçadas acessíveis, pontos de ônibus adaptados e, apesar das dificuldades da topografia, vamos conseguir chegar num desenho universal junto com o sistema de transportes beneficiando todos os seguimentos”, destacou Sérgio Gazal, do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade.

Também participaram do evento o vice-prefeito Antonio Trolesi; os secretários de Administração (Olga Jonge), Cultura (Paulo Famingo), Esportes e Lazer (Cleber Bernardes), Finanças (Antonio de Godoi), Planejamento e Meio Ambiente (Luis Pires), Governo, Ciências e Tecnologia (Soraia Cris da Conceição), Segurança, Trânsito e Transporte (Carlos Maximiliano) e Turismo (Antonio França); o comandante da GCM, Marques; entre outras autoridades.

Comentários