Conselho Gestor da APA Embu Verde aprova Plano Diretor

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 21/07/2011

O Conselho Gestor da APA Embu Verde, integrado por membros da sociedade civil e do poder público (municipal e estadual), acaba de aprovar a implantação da Zona de Corredor Empresarial (ZCE), conforme decisão da maioria do plenário, 12 votos a favor e cinco contra, e a minuta de revisão do Plano Diretor, por unanimidade.

O zoneamento ocupa cerca de 29% da área dessa APA, de cerca de 2, 9 milhões de m², sendo que 9% está disponível para ocupação, desde que isso ocorra atendendo as restrições da legislação estadual e federal, além dos estudos de impacto que são exigidos pelo município. A APA Embu Verde foi criada em 2008 e tem área total de 17 mil m². O zoneamento propõe a clara definição e diversificação de atividades na região. Permite o uso da área para turismo, hotelaria, comércio e serviços, industrial de baixo impacto, além de habitação, visando o desenvolvimento econômico do município, atendendo as demandas de moradores residentes na região através das propostas elaboradas nas 39 audiências públicas.

No campo da preservação ambiental, o novo Plano Diretor incorpora as APAs, identifica os maciços vegetais significativos em todo o município e as regiões que deverão promover a conexão entre esses maciços, onde a preservação e recuperação das matas deverão ser prioridades. Fica definida também a área do futuro Parque Linear, que deverá requalificar as margens do Rio Embu-mirim e estimular o mercado imobiliário a contribuir com a recuperação das margens do rio e a implantação de um parque que cruzará o centro, aliando recuperação ambiental com renovação urbana. Os maciços vegetais e os parques integrarão o Sistema de Áreas Verdes, que representará cerca de 20% do território municipal

Elke Lopes Muniz

Comentários