Conisud se reúne para discutir a Educação na região

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 2/07/2011

Neste dia 30 de junho, os profissionais da Educação dos seis municípios da região se reuniram no Parque do Lago Francisco Rizzo para discutirem os vários aspectos educacionais em cada cidade, e juntos, traçarem metas que possam melhorar essa área em toda a região.

“A formação das Câmaras Técnicas é o nosso pulo do gato para melhorar a Educação na região”, afirmou o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste de São Paulo (Conisud), e prefeito de Embu, Chico Brito. “Mas não podemos pensar que iremos resolver todos os problemas da Educação”, disse ele.

O presidente do Conisud abriu o encontro falando um pouco da implantação da Unifesp, a qual deverá ter os cursos apontados pela Câmara Técnica da Educação. “São vocês que devem apresentar à reitoria quais são os cursos mais adequados para atender nossas necessidades”, concluiu.

Houve uma intervenção cultural preparada pela Prefeitura de Taboão da Serra, através do Liceu de Artes, apresentando as músicas “Vou Vivendo” e “Naquele Tempo”, de Pixinguinha. Os músicos foram muito aplaudidos.
Em seguida as cidades apresentaram um “diagnóstico” da Educação em cada localidade.

Durante a apresentação de Taboão da Serra, que finalizou este momento, o secretário José Marcos apresentou os números dos atendimentos destinados aos mais de 30 mil alunos da cidade.  “É mais importante manter o IDEB do que atingi-lo. Precisamos entender que é preciso construir esses índices”, afirmou o secretário.

Taboão da Serra destacou a sua “Casa do Educador”, que com o apoio de assistentes sociais, psicólogos, médicos, fonoaudiólogos e outros profissionais oferecem para os educadores uma formação continuada. O espaço está sendo ampliado no atual prédio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra.

O Programa Interação Família Escola teve destaque na apresentação, como um projeto mundialmente reconhecido mereceria, além desse programa outros projetos como o Fazendo Arte na Escola, Matemática Descomplicada, Mais Educação, Inglês e Informática, Projovem Urbano, GAPE, entre outros projetos.

A apresentação da cidade foi encerrada com um vídeo musical feito pelos integrantes do Projeto Fazendo Arte na Escola, uma homenagem emocionante a todos os educadores presentes.

“Quero agradecer à toda a minha equipe que trabalhou até de madrugada para finalizar a apresentação. Encerro dizendo que estamos vivendo um momento difícil na cidade, mas quero dizer que a maioria das pessoas que lá trabalham são competentes e honestas”, finalizou o secretário.

Em seguida os educadores foram divididos em grupos para discutirem os problemas, demandas e principalmente, apresentar ideias e soluções que possam ser desenvolvidas em conjunto.
“Esse é um momento de encontro que não pode se autodestruir no final, o momento das discussões são importantíssimos”, afirmou a secretária Rose de Embu das Artes.

Os temas dos grupos foram: Demanda Escolar; Valorização dos Profissionais da Educação; Plano Municipal de Educação; Alimentação Escolar; Transporte Escolar; Financiamento da Educação, Relação entre os Entes Federados e a presença da Unifesp na região.
Os grupos também abordaram outros assuntos pertinentes, como a ocupação do solo, uso racional da água, Agricultura Familiar entre outros. O material produzido servirá de base para outros encontros.

O grande objetivo é que a Câmara Técnica de Educação possa produzir em conjunto novas alternativas de atuação, não só em sua área, mas atuando como formadora de opinião e de ações concretas que tranformem as cidades do Conisud.

Marcelo Valladão

Comentários