Arraiá de autistas e deficientes marca história da inclusão em Taboão da Serra

Por Sandra Pereira | 27/06/2022

Autistas e deficientes de Taboão da Serra vivenciaram uma experiência inédita de inclusão durante o arraiá realizado neste sábado, 25, no CIE Monte Alegre, pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi, em parceria com a prefeitura. O evento foi considerado histórico pelos participantes. Foi a primeira vez que autistas e deficientes tiveram um arraiá dedicado a eles e suas famílias. O arraiá ocorreu no horário e local onde acontecem as atividades do autismo no esporte, que acontece todos os sábados no CIE Monte Alegre das 9h às 12 horas. 

“O primeiro arraiá foi um sucesso absoluto e com certeza já se tornou mais uma conquista que vamos continuar trabalhando para garantir”, contou Onishi.

Quem esteve no local pôde ver de perto a satisfação evidente de todos os participantes. A alegria das crianças e adolescentes era inegável. Também era nítida a satisfação das mães e dos pais presentes. 

“Esse tipo de  política pública que faz a diferença na vida das pessoas. Promove valorização e bem estar aos envolvidos. Eu vi a felicidade de todos os que participaram conosco, mas, certamente eu saio mais feliz do que eles por ter a satisfação de continuar contribuindo com essa causa”, salientou Dr. Ronaldo Onishi.

Ele agradeceu ao prefeito José Aprígio (Podemos) pelo apoio irrestrito à causa da inclusão.  Disse que o prefeito está sendo parceiro de ações voltadas para atender as famílias autistas e deficientes.

O secretário de Esportes Olívio Nóbrega reforçou o compromisso da pasta e do prefeito com a realização do autismo no esporte, que também conta com a participação de profissionais da Secretaria de Saúde.

“O governo Aprígio apoia integralmente o autismo no esporte. As atividades de integração dos autistas e deficientes é muito importante para eles e as famílias. Quem visita o projeto pode ver a diferença que eles fazem na vida dos participantes”, afirma.

Mães e pais ouvidos não pouparam elogios e agradecimentos pela realização do arraiá. As crianças e adolescentes aproveitaram bastante a pescaria, bingo, as brincadeiras e comidas típicas das festas juninas preparadas especialmente para atender aos participantes.

“Foi maravilhoso. Nunca tivemos isso na cidade. Só tenho que agradecer ao vereador Onishi e também ao prefeito por permitir uma coisa tão maravilhosa para o meu filho”, disse uma mãe. “A gente fica muito feliz com essa atenção”, contou um pai. “Aqui é um local onde meu filho sempre é tratado com respeito”, completou outra mãe.

 

Comentários