Quarta onda de Covid: especialistas esclarecem novas dúvidas

Por Outro autor | 13/06/2022

A nova alta de casos ocorrida no Brasil mesmo com grande parte da população vacinada trouxe à tona novas dúvidas sobre a doença. As incertezas vão do uso de máscara ao isolamento, aos sintomas da doença provocada pelas novas variantes do coronavírus e efeitos da Covid longa. Para respondê-las O GLOBO consultou os infectologistas Julio Croda e Renato Kfouri, referências sobre o assunto no país.

Estarei protegido em ambientes fechados se só eu estiver usando máscara?

A obrigatoriedade do uso de máscaras não existe mais na maioria das cidades. Recentemente, alguns municípios, como São Paulo, decidiram recomendar novamente o uso da proteção individual, em especial em ambientes fechados. Entretanto, não são todas as pessoas que aderem a essa orientação. As máscaras são uma medida de proteção individual, e é por isso que mesmo antes da pandemia, ela já era utilizada por profissionais de saúde em hospitais. Por isso, embora o grau de proteção seja maior se todos estiverem usando, estudos mostram que as máscaras protegem o usuário , mesmo se as pessoas a sua volta estiverem sem.

Mas o tipo certo de máscara é fundamental.

"Em locais de aglomeração, sem distanciamento e com muitas pessoas sem proteção, a sugestão é adotar uma máscara de maior qualidade como a PFF2 e a n95. Essas são as máscaras utilizadas pelos profissionais de saúde no hospital, para atendimento aos pacientes de Covid, justamente para não se infectar", diz o infectologista Julio Croda, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

O infectologista e pediatra Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) ressalta que a máscara é importante não só para não se infectar, como para não transmitir a doença. Lembrando que já há transmissão alguns dias antes do aparecimento dos sintomas.

Comentários