Tapete de Corpus Christi de Itapecerica da Serra volta à sua tradição

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 10/06/2022

Na quinta-feira, 16 de junho, acontece a celebração de Corpus Christi. No município de Itapecerica da Serra, a tradição dos tapetes acontece desde os anos 50.

Este ano, serão confeccionados 44 quadros, com serragem colorida, pedrinhas de aquário (dolomita) e pó de mármore. Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro.

A montagem será realizada a partir das 4h da manhã por voluntários da igreja, servidores municipais e alunos de escolas convidadas. O material é fornecido pela Prefeitura. No Largo da Matriz Nossa Senhora dos Prazeres, a santa missa será às 15 horas, em seguida acontece a procissão.

A Festa de Corpus Chisti iniciou no século 13, na diocese de Liége, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que em suas visões, o próprio Jesus pedia uma festa anual em honra do Sacramento da Eucaristia. Em 1247, realizou-se a primeira procissão eucarística pelas ruas de Liége, como festa diocesana, tornando-se depois uma festa litúrgica celebrada em toda a Bélgica.

Em 11 de agosto de 1264, o papa Urbano IV decretou a instituição da Festa de Corpus Christi, mas a celebração só ganhou caráter universal no séc. XIV, quando o papa Clemente V confirmou a Bula, tornando a Festa da Eucaristia uma celebração canônica mundial. É uma festa móvel e o ponto alto é a procissão, acompanhada de cantos litúrgicos.

Em Itapecerica da Serra, a cidade celebra a festa desde a década de 1950, onde as vias públicas são preparadas para a passagem do cortejo religioso por elementos da comunidade que as transformam em tapetes de vivo colorido feito de grãos, contas, sementes, serragem multicor, pétalas de flores e outros materiais.

Fora o lado expressivo e os excelentes resultados artísticos, destacam-se a extensão desses tapetes, a diversidade de materiais utilizados, mas, sobretudo, o envolvimento de grandes parcelas de todos os segmentos das comunidades.

Comentários