Vereador Onishi defende que prefeitura pague funeral de doadores de órgãos em Taboão

Por Mariana Félix | 8/06/2022

O vereador Dr. Ronaldo Onishi defendeu estudo de um projeto de lei que faça a municipalidade arcar com os custos do funeral das pessoas que fizerem doação de órgãos em Taboão da Serra. Para o vereador a iniciativa é justa e pode estimular a doação de órgãos. A ação do vereador acontece após a trágica morte do atleta Victor Gabriel Santos da Silva, 20 anos, vítima de traumatismo craniano durante uma partida de futebol, que teve os órgãos doados pela família e salvou 7 vidas.

“A perda terrível do Victor levou vida a outras 7 famílias. Durante nosso contato com a competente equipe de captação identificamos que há essa lacuna na nossa cidade. Em São Paulo essa lei já existe e quero apoio do governo para que Taboão da Serra também siga esse exemplo. É uma forma de honrar a memória do Victor e trazer esperança a outras famílias”, afirmou o vereador.

Dr. Ronaldo Onishi explica que a lei gera custos, já que a prefeitura vai ter que pagar pelo sepultamento dos doadores de órgãos, e, por conta disso, precisa ser uma lei de iniciativa da prefeitura.

“Já conversei com o prefeito Aprígio e ele demonstrou que vai apoiar meu pedido e encaminhar esse projeto de lei. O prefeito acompanhou de perto todo o drama e sofrimento da família do Victor e prestou todo o apoio necessário”, contou.

O vereador afirma que desde seu primeiro mandato sempre defendeu a política do bem, que transforma e melhora a vida das pessoas por meio de políticas públicas.

“Eu vi de perto a importância de incentivar e debater a doação de órgãos. Pude ver como a doação ajuda a amenizar a dor da perda da família enlutada. Entendi que a esperança motivada pela doação ajuda verdadeiramente no processo de luto. Foi emocionante ver o trabalho dos médicos, da equipe de captação e dos órgãos estaduais correndo contra o tempo em favor da vida”, observou.

 

 

 

 

Comentários