Roubos e furtos de celulares na Avenida Paulista mais do que dobram neste ano

Por Outro autor | 8/06/2022

Os furtos e roubos de celulares na região da Avenida Paulista mais do que dobraram nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime (Depec), da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), compilados a pedido do g1.

A maior variação ocorreu nos roubos de celulares, que ocorrem quando há algum tipo de ameaça ou agressão contra a vítima. Este tipo de crime subiu 150,18% de janeiro a abril deste ano, em comparação com 2021. O mês de abril teve o maior aumento, com um crescimento de 255,77% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O número de furtos de celulares também cresceu no primeiro quadrimestre deste ano, em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo os boletins de ocorrência analisados pelos pesquisadores. O mês de março foi o que apresentou a maior variação: um aumento de 135,77%.

Os pesquisadores mapearam os locais dos registros por meio de um estudo dos boletins de ocorrência, obtidos junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo. Os dados consideram registros na própria avenida e também em ruas do entorno.

Ainda que os dados mostrem aumento na criminalidade, as estatísticas não necessariamente refletem o cenário real, porque muita gente não presta queixa contra esses crimes, segundo os pesquisadores da Fecap. Além disso, muitos registros são feitos sem o endereço completo do local da ocorrência, o que impede a visualização dos locais em um mapa.

Comentários