Taboão da Serra ganha prêmio de Cidade Digital

Por Outro autor | 15/06/2011

“Não sabia nem o que era o desktop, hoje já sei digitar, salvar textos, enviar e-mails”, contou orgulhoso seu Natanael, 67 anos,  uma  das mais de 18 mil pessoas que, desde 2005,  já se formaram nos cursos gratuitos  de informática e inglês promovidos pela  Prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo.

A cidade  foi classificada em  16º  lugar no índice Brasil de Cidades Digitais,  concorrendo  com 75 municípios brasileiros. O prêmio promovido pela Fundação CPqD e Momento Editorial, que edita a revista Wireless Mundi, será entregue  ao prefeito Dr. Evilásio Farias, nessa terça-feira, dia 14 de junho, às 18h30, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Durante a cerimônia, serão premiadas as cidades melhores colocadas no ranking, que avalia um conjunto de indicadores, e as que se destacaram em segmentos como acessibilidade, serviços e aplicações, cobertura geográfica e acesso público.

Taboão da Serra vem sendo referência em projetos que estimulam o acesso as novas tecnologias. Todas as escolas de ensino fundamental contam com lousas digitais, modernos laboratórios de informática, com acesso a Internet e recursos multimídias.  Para as crianças, as aulas diante do computador se tornam mais atraentes e ganham uma dinâmica diferenciada. Além disso, são oferecidos recursos tecnológicos apropriados que garantem acessibilidade aos alunos com deficiência.

Os laboratórios que são utilizados pelos alunos durante o dia, se tornam espaços para cursos profissionalizantes no  período noturno e finais de semana. Nesses laboratórios são oferecidos, gratuitamente,  cursos de digitação (Windows e Internet), editor de texto (Word), planilha eletrônica (Excell), multimídia (PowerPoint),  edição de vídeo( Movie Maker) e Montagem e Configuração de Micros.

Vários jovens que fizeram esses  cursos obtiveram novas oportunidades de emprego e até promoção no trabalho.  "Com ações como essa, a Prefeitura oferece oportunidade aos moradores para se prepararem para o mercado de trabalho que, cada vez mais, exige conhecimentos em informática", avalia o prefeito Evilásio Farias.

A Prefeitura de Taboão da Serra também oferece cursos gratuitos de informática e acesso à Internet em duas escolas  móveis que percorrem os bairros da cidade. E mantém, na biblioteca municipal Castro Alves,  computadores com acesso a internet.

Cristina Aguilera

Comentários