Prefeitura de Taboão da Serra lança campanhas Aquece Taboão e Ação Inverno 2022

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/05/2022

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizará, a a partir de 01 de junho, as campanhas Aquece Taboão e Ação Inverno 2022. A primeira, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo arrecadar roupas, calçados e cobertores novos ou usados em bom estado para distribuir à quem mais precisa. Já durante a Ação Inverno, o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) oferece pernoite para quem vive nas ruas. Ambas as campanhas têm como objetivo amenizar o sofrimento da população em situação vulnerabilidade social, principalmente nesse período mais frio do ano.

Desde terça-feira, 17/05, momento em que houve uma queda brusca da temperatura, servidores do Serviço de Abordagem Social (SEAS), que é ligado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), a Defesa Civil Municipal e Guarda Civil Municipal estão à noite fazendo a busca ativa de pessoas em situação de rua. Essa busca ativa ocorre sempre que a temperatura atinge 12°C ou menos e tem o objetivo de localizar quem precisa de abrigo e transportá-los até o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), onde poderão passar a noite protegidos do frio.
 
"As baixas temperaturas são perigosas e queremos proteger as pessoas em situação de rua neste período difícil. Agradeço desde já à equipe do SEAS, CREAS, do Centro POP, da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e a todos que farão a sua parte para garantir que todos tenham um inverno confortável e seguro", observou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, que também é responsável pelo Fundo Social de Solidariedade.
 
Os taboanenses que encontrarem alguém exposto às baixas temperaturas devem ligar para a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153, que por sua vez entrará em contato com o SEAS ou com o Centro POP para acolhimento dessa pessoa em situação de rua, caso o indivíduo tenha interesse. Dados do CREAS de 2021 mostram que, em média, 40% das pessoas abordadas não aceitam pernoitar nos abrigos, alguns aceitam somente as doações de cobertores e agasalhos.
 
Aquece Taboão
O Fundo Social de Solidariedade de Taboão da Serra lança a campanha Aquece Taboão, que começa na próxima segunda-feira, 01/06, e segue até 22/09 com a arrecadação de agasalhos e cobertores para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 
Os munícipes que desejarem contribuir com a campanha podem doar roupas, calçados, cobertores, meias, luvas, toucas e até mesmo itens de higiene pessoal. As vestimentas doadas podem ser novas ou usadas, mas devem estar devidamente higienizadas e em bom estado.
 
Diversos locais serão pontos de arrecadação, como a sede da Prefeitura, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), as duas unidades Atende (Pirajuçara e Centro) e os distritos policiais do município.
 
O prefeito Aprígio agradece os moradores e reforça o pedido de apoio para as ações deste ano. “Agradeço imensamente a todas as pessoas que desde o ano passado têm nos ajudado a minimizar os efeitos do frio e da pandemia para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Este ano precisamos unir ainda mais os esforços para garantir que ninguém fique desamparado. Por isso, contamos com a colaboração de todos, seja pedindo auxílio à GCM para que ninguém fique desabrigado nas noites frias, ou  através da doação de roupas, calçados e cobertores, novos ou usados em bom estado. Mais uma vez, em nome de todos que serão ajudados, meu muito obrigado”, declarou.
 
Serviço:
Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP)
Rua Felice del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis
Telefone: (11) 4135-3194
 
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Serviço de Abordagem Social (SEAS)
Rua Milton Martins Moura, 30, Vila Francisco Remeikis
Telefone: (11) 4139-1105
Telefone: (11) 4138-7155
 
Fundo Social de Solidariedade
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jardim Saporito
Telefone: (11) 4701-9021
 
Guarda Civil Municipal (GCM) - Telefone: 153

Comentários