Governo nas ações de saúde no programa Auxílio Brasil

Por Outro autor | 16/05/2022

Nesta segunda-feira (16), o Ministério da Cidadania e o Ministério da Saúde estabeleceram as normas para oferta e acompanhamento das ações de saúde relacionadas ao Programa Auxílio Brasil. Os beneficiários são estimulados a exercer o direito de acesso às políticas públicas de assistência social, saúde e educação, considerados como elementos fundamentais para inclusão social das famílias.

O objetivo da portaria é atuar na diminuição das desigualdades, cabendo ao setor público de saúde acompanhar a vacinação, bem como a Vigilância Alimentar e Nutricional de crianças menores de 7 anos e da assistência ao pré-natal da gestante. As famílias beneficiárias com gestantes e crianças menores de 7 anos também deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde.

O Ministério da Cidadania deverá fornecer dados sobre o público a ser acompanhado, a partir das informações do CadÚnico e da folha de pagamentos do Programa Auxílio Brasil, para que seja realizado o registro periódico do acompanhamento das condicionalidades de saúde. As secretarias municipais de saúde poderão apoiar o estabelecimento de parcerias com órgãos e instituições municipais, estaduais e federais, governamentais e não-governamentais, para a oferta de ações complementares para os beneficiários do programa.

Fonte: R7

Comentários