MAIO AMARELO: Por um trânsito mais humano, artistas pintam os muros de escolas públicas em Embu das Artes

Por Assessoria de Imprensa | 12/05/2022

A partir do dia 2/05, e durante todo o mês, cinco artistas grafiteiros pintarão os muros de cinco escolas públicas da cidade de Embu das Artes. Os convidados, a maioria da cidade, são Sotaq, Image, Stefany, Crica e Siss. Professores e alunos participarão de oficinas com as artistas Siss e Kátia Lombardo, além de bate-papo com o artista responsável pelo muro de suas respectivas escolas.

“O projeto nasceu do nosso desejo de apoiar a causa da segurança viária e fortalecer o Movimento Maio Amarelo. Para isso escolhemos o graffiti, uma linguagem artística que dialoga com o ambiente urbano e é acessível a todos, está nas ruas, em locais públicos”, diz Helen Almenara, uma das idealizadoras do projeto e sócia da Holy Cow Criações.

O projeto busca gerar uma reflexão sobre a mobilidade urbana e ressaltar a importância da segurança, cidadania e humanização no trânsito. E fará de vitrine as unidades estaduais de ensino EE Ede Wilson Gonzaga, EE Marlene Aparecida Maia Olberge, EE Marcia Aparecida da Silva Faria Ries, EE Maria Auxiliadora, EE Sara Sanches Russo, de Embu das Artes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte entre adolescentes brasileiros de 10 a 19 anos. A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. O documento também incentiva a adoção de medidas que promovam o conhecimento e a conscientização sobre segurança no trânsito por meio de campanhas de educação, especialmente entre os jovens.
AMARelo é um projeto realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e conta com patrocínio da Arteris. É uma produção da Holy Cow Criações, empresa focada em arte, cultura e projetos socioeducativos, especializada em consultoria e desenvolvimento de soluções para Institutos, Fundações, Associações, Empresas, Artistas e Coletivos.
 
Crica Monteiro
É grafiteira, ilustradora e designer – começou a grafitar na adolescência, assim que conheceu e se envolveu com o movimento hip-hop. Formou-se em Design de Interfaces Digitais e participou de diversos projetos culturais junto a coletivos, parceiros e marcas como Posca, PixelShow e Empoderadas do Samba. Participou de eventos nacionais e internacionais como SPFW, Street of Styles, Meeting of Styles Brasil: Bahia de Todas as Cores, Semana de Hip-Hop e Recifusion, entre outros. Integra a rede Efêmmera. É fundadora do Grafitti Mulher Cultura de Rua e participou do Projeto Curadoria – série de entrevistas sobre mulheres criativas ao redor do mundo. Participou de trabalhos para a Nike e a Bienal Internacional do Livro 2019.
 
Ricardo Sotaq
Ilustrador. Faz retratos, vetorizações, criação de personagens, artes para estampas e impressões. Sotaq, nascido e criado em Embu das Artes, desenha desde a infância. Foi influenciado principalmente por revistas em quadrinhos dos anos 90. Durante a adolescência teve seu primeiro contato com o Hip Hop e o Grafitti através de amigos do skate. Desde então, através de estudos sobre a cultura, Sotaq passou a ser um artista em busca de evolução e autenticidade, que carrega a cultura dos anos iniciais do Hip Hop com ferramentas e traços modernizados. Seus trabalhos são marcados por personagens vetorizados com traços e cores fortes.
 
Stefany Lima
É artista visual, escritora de rua e arte-educadora. Nascida em São Paulo em 1996, cresceu em Embu das Artes (SP) e mudou-se para Recife (PE) em 2016 e, desde então, transita entre as duas cidades. Possui formação em computação gráfica (pós-produção e finalização em audiovisual) pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (2014-2015) e é graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Entre 2011 e 2015, fez parte do Núcleo de Hip Hop Zumaluma e, a partir da vivência com a cultura de rua, se identificou com o graffiti, pintando desde 2013. É co-fundadora do projeto Graffiti Mulher Cultura de Rua (2012-atualmente), que visa o registro e fortalecimento do protagonismo de mulheres na cena nacional do graffiti.
 
Image
Ronaldo Souza, começou a graffitar em 2001 na cidade de Embu das Artes - SP, lançando nos muros vários estilos de graffitis entre letras e stencils. Em 2005 começou a graffitar suas personagens femininas com muito estilo e sensualidade, que se tornou característica principal de seus trabalhos. Além das pin´ups que são expostas nas ruas de São Paulo e Interior, IMAGE também ocupa os espaços urbanos com stencils que interagem com a estética das cidades. Faz parte da Escrita Rupestre Crew e DAVILA - Nós Somos. Com sua arte IMAGE já fez exposições, aparições em programas de TV, revistas, cenários e pintura ao vivo em grandes eventos.
 
SISS
Artista plástica desde 1995, sua história na Street Art começou em 2010 quando conheceu o stencil. À partir desse encontro, Simone Sapienza virou Siss, a artista urbana, rapidamente reconhecida pelo seu trabalho de alta qualidade recheado de toques ácidos de humor. Seu trabalho não foi influenciado por nenhum artista e por todos, ao mesmo tempo. Suas criações são cheias de ícones e super heróis, em situações muito humanas e que questionam o observador e seus dogmas, tirando-o de sua zona de conforto e fazendo com que se reconheça na obra, ao mesmo tempo em que o incentiva a buscar em si mesmo a interpretação do que vê. Utiliza o estêncil e a serigrafia (lambe-lambes) em quase todas as suas obras, sobre diversos tipos de suporte. Utiliza muitos textos, de autoria própria, combinando-os com as imagens.
 
Sobre a Arteris
A Arteris é uma empresa especializada em gestão de rodovias que administra 3.200 quilômetros de vias nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, conectando pessoas e dinamizando o transporte de cargas entre alguns dos mais importantes eixos econômicos do País. É responsável pela operação de cinco concessões federais: Fernão Dias, Fluminense, Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt. Também detém as concessionárias estaduais Intervias e ViaPaulista, no interior de São Paulo.

Comentários