Funcionário da Conam fraudou folha de pagamento em Taboão

Por Sandra Pereira | 10/06/2011

O sistema da Conam permitiu mais uma fraude nos cofres públicos municipais de Taboão da Serra. Um ex-funcionário da prefeitura contratado pela empresa teria utilizado o sistema para fraudar a folha de pagamento em R$ 100 mil. O funcionário identificado como Willian teria sido demitido da empresa na ocasião. O fato foi registrado num Boletim de Ocorrencia e veio à tona durante o depoimento do funcionário Rinaldo de Abreu aos vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura desvios na dívida ativa da prefeitura de Taboão.

“Pegamos problemas na dívida ativa e na folha de pagamento. Isso quer dizer que nenhum setor da prefeitura está seguro. No meu relatório preliminar pretendo apontar essas questões e utilizar todos os instrumentos possíveis para preservar as finanças da cidade”, garantiu Paulo Félix.

O depoimento de Rinaldo à comissão demonstrou a fragilidade e a falta de segurança do sistema da Conam. Inicialmente ele negou que os funcionários da empresa teriam acesso ao sistema, posteriormente declarou que o acesso poderia ocorrer e relatou o caso que resultou na demissão de Willian.

O relator da CEI, vereador Paulo, se mostrou indignado com a falta de segurança do sistema. Ele disse que está estudando o contrato da Conam com a prefeitura a fim de identificar o que poderá ser feito para que a empresa responda pelos erros no sistema. Paulo Félix não descartou a possibilidade de pedir que a empresa restitua aos cofres municipais  o montante desviado pelos fraudadores de dentro da empresa.

Rinaldo revelou que  cinco ex-funcionários da prefeitura trabalham na Conam. Ele disse que a contratação deles aconteceu em razão de terem se destacado na administração, o que facilitaria o treinamento para ingressar na empresa. De acordo com Rinaldo a empresa orienta que os  funcionários não mantenham relação com as prefeituras das cidades onde trabalharam. Ele contou que essa é a principal medida para impedir que eles entrem e fraudem o sistema.

“Agora a Conam não vai mais contratar funcionários que já trabalharam nas prefeituras”, afirmou.

Mais apreensão de documentos na prefeitura


No final da tarde desta sexta-feira (10) durante as oitivas da CEI a polícia civil esteve na prefeitura de Taboão da Serra onde apreendeu documentos do setor de contabilidade.

Comentários