Itapecerica faz campanha de sensibilização para diminuir o absenteísmo em consultas e exames agendados

Por Prefeitura de Itapecerica da Serra | 11/04/2022

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra está conscientizando a população sobre o alto índice de absenteísmo das consultas agendadas nos serviços de saúde da cidade. Cerca de 20% das pessoas que agendam consultas nos postos de saúde não comparecem no dia do atendimento; nas especialidades esse número é ainda maior, chegando a ser superior a 50%.

O absenteísmo ambulatorial é um grande problema, enfrentado pelo sistema de saúde público, quando o paciente não comparece na consulta previamente agendada, gerando desperdício de recursos públicos, acarretando em atraso no diagnóstico e dificultando o tratamento adequado em tempo oportuno; além de aumentar o tempo de espera na fila.

Na última semana os números foram alarmantes. Dos 40 pacientes agendados para realizarem exame de ultrassonografia (existe centenas de pessoas aguardando por esse exame), apenas 7 pacientes compareceram. O mesmo acontece com outras outras especialidades, dos 21 pacientes estavam agendados em dermatologia, apenas 5 pacientes compareceram na consulta.

“Isso prejudica os demais, todo o sistema de saúde, pois aguardam na fila quando já poderiam ter sido atendidos, sendo que com a falta, o paciente volta para o fim da fila, aumentando o tempo de espera”, informa a Autarquia.

A Autarquia de Saúde salienta ainda que caso seja necessário fazer o cancelamento é importante que seja feito o contato com o serviço em tempo hábil, “sugerimos no mínimo seis dias, possibilitando assim incluir outro paciente na vaga”.

O cancelamento das consultas com especialistas no CEM podem ser feitos através do telefone (11) 4667-7965 ou ainda pelo Whatsapp (11)9.7206-5974, as consultas agendadas nos postos de saúde podem ser canceladas pessoalmente na própria unidade de saúde.

Comentários