Vítima aciona botão do pânico e GCM de Taboão prende homem por descumprir medida protetiva

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/04/2022

Na manhã desta quarta-feira, 06/04, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra conseguiu deter um homem que desrespeitou a medida protetiva contra a ex-companheira. A vítima é acompanhada pela Patrulha Guardiã Maria da Penha e utilizou o aplicativo SOS para solicitar ajuda quando percebeu que a própria vida estava em risco. A implantação do sistema é uma das medidas tomadas pelo Governo Municipal para ampliar a proteção às mulheres que são vítimas de violência.

O aplicativo para celular SOS funciona como uma espécie de botão do pânico, em que a vítima aciona quando há descumprimento da Medida Protetiva e está em risco. Ao apertar o botão, a Central de Operações e Inteligência (COI) da GCM de Taboão da Serra é notificada imediatamente, sabendo inclusive a localização exata da vítima. Taboão da Serra  é o primeiro município do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) a implantar a ferramenta.

O subcomandante da GCM de Taboão, Nivaldo Menocci, explicou como foi possível deter o infrator. “Após a vítima apertar o botão, a nossa Central de Operações e Inteligência é acionada, toca uma sirene e aparece no computador a foto da vítima e do possível agressor. Como o aplicativo SOS é georreferenciado com GPS do celular da vítima, recebemos a localização dela, em tempo real. Ciente dessa informação, o COI acionou as viaturas mais próximas que foram até o local e conseguiram efetuar a prisão do indivíduo em flagrante. Ele foi levado à Delegacia de Defesa da Mulher para prestar esclarecimentos”, detalhou.

Para utilizar o botão do pânico, é necessário que o celular da vítima esteja conectado à internet. Caso contrário, o aplicativo SOS permite ligar para a Central 153 da GCM ou para o COI (4786-2852) para pedir socorro.


 

 

Comentários