Audiência pública na Câmara Municipal debate coleta de lixo, iluminação pública e Sabesp

Por Assessoria de Imprensa da Câmara de Taboão | 25/03/2022

Na última quinta-feira, 24, a Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou uma audiência pública para discutir melhorias nos serviços prestados pelas empresas responsáveis pela coleta de lixo, manutenção da iluminação pública e pelo fornecimento de água e esgoto na cidade.

A audiência foi marcada pela presença dos secretários de Manutenção, Valdemar Aprígio e de Habitação, Nilsío Regeira, além de representantes das empresas Sabesp, Citelum e Estre Ambiental, responsáveis pelos serviços públicos em Taboão da Serra.

O vereador e presidente da Comissão, Sandro Ayres, disse que a audiência pública foi muito produtiva e que as empresas se comprometeram em melhorar o serviço prestado para a população de Taboão da Serra. “Essa foi a primeira reunião pública que tivemos com essas empresas, tivemos um avanço e vamos continuar fiscalizando o serviço que é entregue na nossa cidade”.

Um dos pontos mais discutidos foi em relação a coleta de lixo na cidade. O representante da empresa Estre Ambiental, Adriano Chaves, reconheceu que a empresa passa por dificuldades após reestruturação, mas se comprometeu em melhorar o serviço de coleta e varrição. “Temos planos de trazer mais cinco caminhões já para a próxima semana. Em até 120 dias chegarão novos veículos para a coleta”. A empresa tem 13 caminhões destinados para coleta.

Os vereadores da comissão exigiram que a situação se normalize nos próximos dias. “Essa é uma situação que não iremos aceitar, a empresa precisa ir para as ruas com sua frota completa, além de todos os coletores. Precisamos também discutir a questão da coleta seletiva, alvo de muitas reclamações de moradores”, disse o vereador Sandro Ayres.

Jubert José de Faria, gerente da empresa Citelum, responsável pela iluminação pública de Taboão da Serra falou sobre os investimentos que estão sendo feitos. “Hoje a cidade tem mais de 12.700 pontos de iluminação, é uma demanda muito grande que gera, mas, mais em virtude de hoje ser um parque obsoleto”.

O representante da Citelum disse que a prefeitura planeja modernizar “o parque de iluminação pública, passando totalmente para LED, com maior luminosidade das ruas”. A mudança gera também uma redução no consumo de energia elétrica e possibilita novos investimentos. Atualmente apenas 500 luminárias em toda a cidade possuem a tecnologia LED.

O responsável pela Sabesp em Taboão da Serra, Ronaldo Costa Guimarães, disse que a empresa irá melhorar a questão do asfalto que é realizado após as obras que estão sendo feitas na cidade. “A gente reconhece o problema e o bom de reconhecer esse erro é que podemos melhorar”.
 
Segundo ele, a Sabesp irá mudar a forma de trabalhar na cidade. Serão contratadas duas empresas, uma delas responsável por tampar os buracos após as obras até a “sub-base” e outra empresa ficará responsável pela capa asfáltica, que só será feita quando a compactação estiver perfeita. “Nesse novo contrato, a empresa, antes de colocar a manta asfáltica irá fazer testes para ver se a compactação está perfeita”, disse Ronaldo Costa.

A comissão é composta pelos vereadores Sandro Ayres (presidente), Érica Franquini (vice) e Luzia Aprígio (membro). Os vereadores Rodrigo Gallo, Enfermeiro Rodney e Bodinho também participaram da audiência pública.

Comentários