Prefeitura de Taboão da Serra abre quatro UBSs para o Domingão da Vacinação

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 24/03/2022

Neste domingo, 27/03, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Taboão da Serra estarão abertas para o “Domingão da Vacinação”. O objetivo da ação é ampliar a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19, além de vacinar adolescentes, adultos com primeira, segunda ou terceira doses e idosos com 80 anos ou mais com a quarta dose. Os maiores de 80 anos também poderão receber o imunizante contra a gripe (Influenza). Estarão abertas, das 9h às 16h, as UBSs Dra. Maria José de Albuquerque, UBS Oliveiras/Marabá, UBS Jardim das Margaridas e UBS Santo Onofre.

Para receber o imunizante contra a Covid-19, é necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e, em caso de segunda dose ou adicional, o cartão que comprova a aplicação das doses anteriores. Lembrando que menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal para receber o imunizante.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destaca os números da vacinação em Taboão da Serra e recorda que é possível avançar ainda mais. “Já aplicamos quase 595 mil doses dos imunizantes contra a Covid-19 e, de acordo com o portal VaciVida do Governo Estadual, cerca de 87% dos moradores de Taboão da Serra já estão vacinados com pelo menos uma dose. Como a pandemia ainda não acabou e o vírus continua ativo, precisamos continuar nos protegendo e a vacinação é uma das maneiras de manter a Covid-19 sob controle. Por isso, aproveite o Domingão da Vacinação e vacine-se”, afirmou.

Impulsiona Taboão

Além do Domingão da Vacinação, no sábado, 26/03, haverá vacinação contra a Covid-19 na EMEF Profª. Therezinha Volpato Baro (Av. Cid Nelson Jordano, 391, Jardim Record). À ocasião, acontecerá o Impulsiona Taboão, evento que reúne em um só lugar diversos programas e serviços da Prefeitura de Taboão da Serra. O Impulsiona Taboão é aberto aos munícipes e será das 10h às 16h.

Vacinação contra a Gripe

No domingo, 27/03, inicia a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) nas quatro UBSs que estarão abertas (UBS Dra. Maria José de Albuquerque, UBS Oliveiras/Marabá, UBS Jardim das Margaridas e UBS Santo Onofre). A partir de segunda-feira, 28/03, a campanha de vacinação contra a gripe seguirá nas 13 UBSs, de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 8h às 16h. Nesta primeira etapa serão vacinados os idosos maiores de 80 anos.

A partir do dia 04/04 inicia a vacinação dos maiores de 60 anos e trabalhadores da Saúde. Em 02/05 começa a vacinação contra a gripe de crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas e em 09/05 inicia a aplicação dos imunizantes em professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas.

Já a partir de 16/05 serão vacinados pessoas ligadas às forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários dos sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e em adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

O imunizante que será aplicado protege os vacinados contra os vírus Influenza H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.

Serviço:
DOMINGÃO DA VACINAÇÃO
27/03 | Horário: das 9h às 16h
1ª e 2ª DOSE PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS
2ª e 3ª DOSE PARA ADOLESCENTES, ADULTOS E IDOSOS NÃO VACINADOS
4ª DOSE PARA IDOSOS + 80 ANOS QUE JÁ TOMARAM A TERCEIRA DOSE
VACINAÇÃO CONTRA GRIPE PARA IDOSOS + 80 ANOS

POLOS “Domingão da Vacinação”:

UBS Dra. Maria José de Albuquerque
Rua José Mari, 13, Parque Assunção

UBS Oliveiras/Marabá
Rua Maria Inês, 34, Jardim das Oliveiras

UBS Jd. Margaridas
Rua Paulo Augusto de Andrade, 400, Jardim das Margaridas

UBS Santo Onofre
Rua Marechal Artur Costa e Silva, 85, Jardim Pirajuçara

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Data de início - Público-alvo
27/03 - Idosos maiores de 80 anos
04/04 - Maiores de 60 anos e trabalhadores da Saúde
02/05 - Crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas
09/05 - Professores, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, indígenas e quilombolas
16/05 - Forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários dos sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviários de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e em adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Comentários