Autarquia realiza III Módulo do Curso Sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 4/06/2011

A Autarquia Municipal de Saúde - IS realizou na última segunda-feira, 30 de maio, o III Módulo do 1º Curso Introdutório Sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, para profissionais da saúde, no Complexo Administrativo Norberto José da Costa.

Participaram do evento profissionais das Unidades do Potuverá, Parque Paraíso e Analândia, unidades que foram escolhidas como piloto para desenvolverem trabalhos de Saúde da Pessoa Idosa.

“Nossa rede pública de saúde está em constante capacitação para oferecer melhor atendimento à população”, explicou o prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa.

O 3º modulo da capacitação abordou como principal tema a Fragilidade da Pessoa Idosa. A palestrante, Coordenadora Estadual da Saúde do Idoso, Dra. Marília Louvison, ressaltou questões como o envelhecimento populacional, condições crônicas, capacidade funcional e envelhecimento ativo.

Dra. Marília explicou que atualmente a realidade é que existe uma menor taxa de mortalidade e também uma menor taxa de natalidade; com isso existe aumento das doenças crônicas. “O idoso saudável é aquele que apesar de suas doenças crônicas, tem condições de ser uma pessoa ativa”, ressaltou. 

“Quero parabenizar a saúde de Itapecerica por estar se dedicando a este projeto e assim melhorando a capacitação das unidades”, completou. O 1º Curso Introdutório Sobre Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa foi dividido em cinco módulos, cujo objetivo é formar 100% dos profissionais de saúde em dois anos. No próximo dia 6 de junho, será realizado o IV Modulo com o tema: Avaliação Global.

Comentários