Taboão da Serra lança campanha Leão Amigão da Criança e do Adolescente

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/03/2022

A Prefeitura de Taboão da Serra e o Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA) lançam a campanha “Leão Amigão da Criança e do Adolescente”, que tem como objetivo incentivar a população e empresas a doarem parte do Imposto de Renda (IR) que já é devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente de Taboão da Serra (FUMCAD). A indicação de doação ao Fundo Municipal de Taboão da Serra é feita através da Declaração de Imposto de Renda, que este ano será de 07 de março a 29 de abril. 

O presidente do CMDCA de Taboão da Serra, Edvânio da Silva Araújo, afirma que a ideia pioneira no município tem como objetivo ajudar as crianças e adolescentes da cidade através de projetos. “Essa é a primeira campanha Leão Amigão que estamos fazendo em Taboão da Serra. Os moradores, comerciantes e empresários podem ajudar nossas crianças e adolescentes sem tirar dinheiro do próprio bolso, por meio da doação através da Declaração do Imposto de Renda”, disse. “O valor doado será repassado pelo Governo Federal à conta própria do Fundo Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente de Taboão da Serra, que é administrada pela Prefeitura e é vinculada ao CMDCA. O CMDCA, por sua vez, abrirá um edital de Chamamento em que Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e o próprio Poder Público, poderão se inscrever e apresentar projetos que visam o atendimento de crianças e adolescentes do município. Os projetos que forem aprovados receberão o valor para o custeio das ações e projetos, beneficiando nossos jovens”, explica.

O prefeito Aprígio convida os empresários, comerciantes de Taboão da Serra a contribuírem com a campanha. “O futuro das nossas crianças e adolescentes depende não apenas das ações do Poder Público, da Prefeitura, mas da colaboração de toda a sociedade. Por isso, quem é empresário, comerciante ou mesmo munícipe de Taboão da Serra pode fazer sua parte e colaborar com a campanha Leão Amigão, doando ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Fale com seu contador e peça para que ele indique Taboão da Serra para receber a doação através da Declaração de Imposto de Renda ou você mesmo pode fazer isso, quando fizer sua declaração. Nossas crianças e adolescentes agradecem sua generosidade e doação”, comenta. 

A doação ao FUMCAD de Taboão da Serra deve ser indicada no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda, através da ficha “Doações Diretamente na Declaração ao ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente”. Pessoas Físicas podem doar até 3% do tributo devido, quando indicam a doação dentro do prazo de entrega da declaração, ou seja, até 29 de abril. Quando feita fora do período de declaração, o contribuinte pode destinar até 6% do imposto. Já Pessoas Jurídicas podem doar até 1% do imposto devido, desde que a empresa se enquadre no regime de lucro total.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, orienta quem tiver dúvidas à entrar em contato com o CMDCA. “Quem quiser orientações sobre como fazer a doação do FUMCAD, pode entrar em contato com a Sala dos Conselhos pelo telefone (11) 4138-8040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Quem preferir, pode mandar e-mail para sas.conselhoes@taboaodaserra.sp.gov.br. Não deixe de contribuir, sua doação beneficiará inúmeros projetos que atende crianças e adolescentes do nosso município”, afirma.

Confira os dados bancários do  Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Taboão da Serra:

Banco do Brasil

Agência: 2700-6

Conta Corrente: 429945-5

CNPJ: 21.535.847/0001-40

Passo a Passo da doação:

  1. Baixe o programa do Meu Imposto de Renda (IRPF 2022) no site da Receita Federal ou na loja de aplicativos.
  2. Escolha a opção de declaração “Por Deduções Legais” e não “Por Desconto Simplificado”;
  3. Lançe todos os seus rendimentos e deixe a doação para o final do preenchimento da declaração;
  4. Entre na ficha “Doações Diretamente na Declaração ao ECA — Estatuto da Criança e do Adolescente” — que fica no Resumo da Declaração no programa;
  5. Selecione o tipo Municipal e depois, o estado: SP – São Paulo e a cidade de Taboão da Serra;
  6. Informe o valor da doação, que deve estar dentro do limite de dedução, calculado automaticamente pelo software.
  7. A seguir, na barra lateral, entre na opção imprimir e clique em DARF – DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO – ECA para gerar a DARF da sua destinação.
  8. Ainda no Resumo da Declaração, clique em Cálculo do Imposto e veja que o valor da destinação já foi considerado no campo Dedução de Incentivo.
  9. Realize o pagamento da DARF até o dia 29 de abril de 2022.
  10. Após o pagamento do DARF, entre em contato com o CMDCA de Taboão da Serra pelo email: sas.conselhos@taboaodaserra.sp.gov.br, informando Nome/Razão Social, CPF ou CNPJ, e comprovante de depósito (pagamento da DARF) para que a indicação da doação ao FUMCAD de Taboão da Serra seja efetivada.

Comentários