Professores da Rede Municipal de Ensino de Taboão da Serra são reconhecidos pela Apple

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 4/03/2022

Dois educadores da Prefeitura de Taboão da Serra foram reconhecidos pela Apple, através de iniciativas de projetos educativos tecnológicos. A Apple é uma empresa multinacional norte-americana que tem o objetivo de projetar e comercializar produtos eletrônicos de consumo, software de computador e computadores pessoais. 

O professor da EMEF Aracy de Abreu Pestana, Ailton Cerqueira da Silva e a coordenadora pedagógica da EMEF Machado de Assis, Débora Sobreira, identificaram dentro da sala de aula que alguns alunos tiveram dificuldades durante o uso de aplicativos nos IPads, que estavam relacionados ao processo de alfabetização. Diante disso, os educadores desenvolveram métodos que com sucesso permitiram o aprendizado dos pequenos.

Para o prefeito Aprígio, o reconhecimento dos professores de Taboão da Serra é essencial. “É uma forma de potencializar e estimular o trabalho desses profissionais e merecem ser reconhecidos pelo seu desempenho. Estamos investindo no melhor para os pequenos e os novos métodos de aprendizado são sempre válidos. Nossa Gestão está atuando para que as escolas tenham diferentes formas de ensinar”, comemorou.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Dirce Takano comentou sobre o processo. “Como secretária de Educação, fico emocionada ao ver o envolvimento dos profissionais, existe todo um esforço enquanto Governo, Secretaria, mas o resultado só se consegue visualizar na escola e quando isso acontece de fato só vem responder que estamos no caminho certo de potencializar e instrumentalizar cada vez mais as escolas”, finalizou.

A Prefeitura de Taboão da Serra tem investido em tecnologia para novas formas de educação nas escolas. Para o desenvolvimento de atividades, os professores passaram por capacitações para o uso de novas tecnologias dentro da sala de aula. Já através de aplicativos em IPads, alunos se conectaram a novas maneiras de aprendizado que vão além do ensino clássico, um meio que auxilia a explorar o desenvolvimento intelectual e facilita novas formas de ensino.

O professor da EMEF Aracy de Abreu Pestana, Ailton Cerqueira da Silva foi um dos professores premiados que diante aos aplicativos enxergou as dificuldades dos seus alunos e atuou da melhor forma para auxiliá-los. “Dentro da sala de aula conseguimos identificar algumas dificuldades das crianças que já vem inseridas no contexto tecnológico. Durante uma das aulas, pedi aos alunos que colocassem as letras em ordem alfabética, durante o processo pudemos evidenciar as dificuldades que alguns alunos tinham na questão da alfabetização. A sensação é incrível, é bom ter reconhecimento pelo nosso trabalho, não que a gente faça esperando isso, mas quando vem é ótimo”, comentou Ailton.

A coordenadora pedagógica da EMEF Machado de Assis, Débora Sobreira, que também foi premiada pela Apple, explicou sobre a premiação. “Tínhamos uma lacuna de um ano das crianças fora das escolas presencialmente. Antes de recebermos os alunos, fizemos um planejamento direcionado às possíveis dificuldades e a tecnologia veio só para colaborar”. Através dos aplicativos dos IPads, uma aluna chamou a atenção pela dificuldade e visto isso, os professores atuaram de forma conjunta a tecnologia para ajudar a pequena. Débora comentou sobre o ocorrido. "Nosso projeto para esse ano é colocar a tecnologia e os recursos tecnológicos que dispomos, no nosso planejamento de uma maneira mais sistemática, como é uma linguagem que as crianças dominem para a aula ficar mais leve e as crianças aprenderem”, finalizou a coordenadora.

A coordenadora educacional da Planneta Educação, Elaine Malaspina, que fez a mediação entre a escola e a Apple, explicou sobre a parceria. “Nós temos o projeto em parceria com as escolas há algum tempo. Todos os anos os mediadores tiram das unidades, planejamentos e cases de sucessos que eles tiveram junto a unidade escolar e encaminhamos para a nossa matriz. Fizemos uma validação dos cases de sucesso e encaminhamos para a Apple, não destacamos o único aplicativo utilizado, mas como o recurso foi utilizado, qual o diferencial e como isso chegou até a unidade escolar. Depois fazem uma seletiva desses cases para serem apresentadas futuramente”, completou.

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