Nova Base de Bloqueio Intermunicipal na divisa entre o Intercap e o João XXIII é entregue pelo prefeito Aprígio

Por Assessoria de Imprensa | 4/03/2022

Os moradores de Taboão da Serra contam com um novo equipamento de segurança que diminuirá a ação de criminosos na cidade. A Base de Bloqueio Intermunicipal da Guarda Civil Municipal (GCM) instalada no cruzamento da Rua Iracema Sena Cerqueira Santos com a Rua Benedito Procópio, na divisa com o João XXIII (São Paulo), foi construída em um ponto estratégico para evitar que suspeitos empreendam fuga para a capital. Além disso, o local tem estrutura necessária para que os GCMs desempenhem suas funções com mais dignidade e conforto. A inauguração da base, que já está em pleno funcionamento, ocorreu no dia 19 de fevereiro. Na data, o prefeito José Aprígio (Podemos) entregou diversas obras para a cidade em comemoração ao aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra.

Durante a inauguração, o prefeito Aprígio destacou algumas das ações da sua administração na área da Segurança Pública. “Melhorar a segurança em nosso município é uma das metas da nossa administração. Por isso, estamos entregando essa nova base aqui no Intercap. No ano passado inauguramos uma nova base no Largo do Taboão, uma no Parque Pinheiros, e entregamos a base reformada do Parque Marabá. Além disso, a Secretaria de Manutenção está construindo uma nova Base do Pazzini, estamos convocando pessoas que passaram no concurso da GCM para aumentar o efetivo. Vamos continuar trabalhando para fazer de Taboão da Serra uma cidade cada vez mais segura para todos”, declarou.

Em 2020, a Prefeitura de Taboão da Serra contratou uma empresa para a construção da base da Cidade Intercap. No entanto, de acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Rodrigo Falcão, “o serviço foi mal feito”. “Graças a todos os comerciantes da área, moradores da rua e de outras pessoas interessadas, a gente conseguiu reinaugurar essa base, agora de uma maneira técnica e profissional. Uma base em que todos os vidros são blindados, que tem uma estrutura excelente para os guardas, banheiro adequado, cozinha, câmeras e ar condicionado”, afirmou.

Na inauguração do equipamento, a GCM de Taboão da Serra realizou uma simulação de roubo que iniciou no Monte Alegre, finalizou na Base de Bloqueio Intermunicipal e demonstrou como funciona a interligação do equipamento com o Centro de Operações e Inteligência (COI).

Segundo o subcomandante da GCM de Taboão da Serra, Nivaldo Francico Menocci, a interligação entre a base, equipes e o COI é essencial para impedir ações criminosas. “Essa nova Base de Bloqueio Intermunicipal está localizada em um dos pontos onde há maior incidência de fuga. Como essa base está interligada ao COI, a equipe do COI acompanha através das câmeras de monitoramento o movimento da cidade, em tempo real, e repassa as informações sobre suspeitos, veículos com registro de furto ou roubou, entre outras situações, para as equipes que estão em patrulha e para os GCMs que estão Base. Cientes da informações, os agentes fazem o cerco e impedem a fuga do indivíduo e inibindo ações criminosas, garantindo mais efetividades na ações de segurança da população”, explicou.

Mais inaugurações e ações

Além da Base de Bloqueio Intermunicipal no Intercap, foram entregues no aniversário de Taboão da Serra: as novas instalações do Pronto-Socorro Infantil (PSI), no Jardim Trianon; o novo prédio do CRAS Monte Alegre, no Jardim Santa Terezinha; a Prefeitura do Pirajuçara, com a segunda unidade da Central de Atendimento Atende, o Procon de Taboão da Serra, a Casa do Empreendedor com o Banco do Povo Paulista e o Emprega Taboão, o Acesso Digital e a sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica. Também houve a reabertura do Parque das Hortênsias, o Circuito Happy Running de Corrida de Rua e a aula inaugural do projeto Fábrica de Talentos.

Participaram da inauguração: as Deputadas Federais Renata Abreu e Ely Santos; o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - Taboão da Serra) Dr. Antônio César Marco; os vereadores Carlinhos do Leme, Erica Franquini; Joice Silva, Luzia Aprígio, Gallo, Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, André da Sorriso, Marcos Paulo - Paulinho, Nezito, Ronaldo Onishi e Sandro Ayres; além dos secretários municipais Eduardo Nóbrega (Manutenção); Alexandre Depieri (Gestão de Pessoas), Allan Mohamed (Planejamento), Arnoldo Landiva (Comunicação), Binho (Cultura), Dirce Takano (Educação), José Vanderlei Santos (Transportes), Júnior Eckstein (Administração), Mário de Freitas (Governo), Dr. Matheus Mota (Assuntos Jurídicos), Nílcio Regueira Dias (Habitação e Meio Ambiente), Valdemar Aprígio (Obras), e Wanderley Bressan (Desenvolvimento Econômico).

Comentários