Embu das Artes terá programação especial para celebrar o dia da mulher

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 4/03/2022

Para marcar o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/3), a Prefeitura de Embu das Artes, por meio das secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres, Saúde, Cultura,Turismo,Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Mobilidade Urbana, Segurança Pública e Assuntos Jurídicos, realizará o Março Lilás – Mês da Mulher, com uma extensa programação para dar voz e valorizar ainda mais as mulheres da cidade. Serão promovidos cursos, atividades, encontros com profissionais que discutem o empoderamento feminino, exposição, live e intensificação dos cuidados com a saúde da mulher. Tudo isso em diversas regiões da cidade.

Destaque para o aniversário de três anos da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que será celebrado no dia 8 de março na sede da Secretaria, rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan, a partir das 10h, com participação da juíza Tatiane Moreira Lima, que abordará temas como a Lei Maria da Penha, e da cantora sul-africana e ativista de Direitos Humanos, Nduduzo Siba. Desde a sua inauguração, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres realizou mais de 60 mil atendimentos. Visando incentivar a denúncia de assédio e abusos sofridos por mulheres nos transportes públicos, será laçada a campanha Maço sem Assédio nos Transportes Públicos.

Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do câncer de colo do útero, com ações de busca ativa para coleta de papanicolau, além de aumentar a oferta de dias para colocação de DIU (Dispositivo Intra Uterino), vagas para exames de vulvoscopia, colposcopia, ultrassom de mama e transvaginal. O Dia D da Saúde da Mulher ocorre dia 12 e todas as UBSs contarão com uma extensa agenda de atividades.
Confira a programação completa e participe:

3 a 14/3 – Inscrições para o curso Auxiliar Administrativo/Auxiliar de Logística. Os interessados devem comparecer às  Secretarias de Políticas Públicas para as Mulheres ou de Trabalho e Emprego e preencher a ficha de inscrição. São 240 vagas (manhã e tarde). O curso será realizado na sede da Secretaria da Mulher dias 21, 22, 23 e 24/3. 

4/3 – 14h – Aula de Yoga na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan).

5/3 – 16h – Abertura da exposição Mulher – A poética visual da arte feita por mulheres, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 29, centro).
6/3 – 14h – Abertura oficial do Mês das Mulheres em frente ao Centro Cultural Mestre Assis do Embu, Largo 21 de Abril, 29, centro. Apresentação da Banda Municipal e grupos de canto e dança.

8/3 – 10h – Aniversário da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (rua Dona Bernardina, 37, Jd. Arabutan), com participação da juíza Tatiane Moreira Lima e da artista Nduduzo Siba.

11/3 – 9h às 13h – CRAS Itinerante na região do Jardim Vazame – Dia D da Mulher, com atendimento jurídico e social outros serviços. Local a definir.

12/3 – 8h às 17h – Dia D da Saúde da Mulher em todas as UBSs e no CRAS Valo Verde, com vários serviços, atendimentos e exames voltados para saúde da mulher, como papanicolau, mamografia, ultrassom- transvaginal e DIU. Abordagem de temas como planejamento familiar, empoderamento feminino, mutirão de odontologia e muito mais.

15/3 – 17h30: Live nos canais oficias da Prefeitura com Denize Ornelas “Saúde da mulher e empoderamento feminino), e participação das secretárias municipais Thais Miana, Fernanda Rosário, Emília Calderoni e Rosana Almeida.

19 e 20/3 – 8h às 17h – 2º Edição da Feira de Brechós no Parque do Lago Francisco Rizzo, rua Alberto Giosa, 390, Quinhaú. Expositores diferentes a cada dia. Unidade móvel do PROCON com todos os serviços ao consumidor.

25/3 – 8h – Dia D do Emprego e entrega de certificados, no Centro Cultural Valdelice, avenida Aimará, s/nº, Parque Pirajuçara.

26/3 – 8h – Encerramento do Mês das Mulheres e Dia D do Esporte no Ginásio de Esportes Dom José, rua Lorena, s/nº, com grupos da terceira idade e de zumba.

Comentários