Após queda de casos, centro de atendimento de síndromes gripais de Itapecerica encerra as atividades

Por Mariana Félix | 23/02/2022

A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra decidiu, que após queda de casos de Gripe na cidade, o centro de atendimento de síndromes gripais fechará as portas nesta sexta-feira, 25. O centro foi inaugurado em 21 de dezembro de 2021 e atendeu mais de 6 mil pacientes.

A cidade informou os munícipes por meio de um comunicado, confira abaixo:

"Com o intuito de oferecer atendimento à população com sintomas gripais, a Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra inaugurou no dia 21 de dezembro de 2021, o "Centro de Atendimento a Pacientes com Síndrome Gripal." Local com estrutura e equipe multiprofissional, para a abordagem específica aos que apresentavam quadros da doença, assim, aliviando os Prontos Socorros, evitando a superlotação.

Em dois meses de funcionamento, até as 18h do dia 21 de fevereiro de 2022, foram atendidos 6.732 pacientes, sendo realizados 4.386 testes Antígeno Nasal.
Vale destacar que Itapecerica da Serra foi o primeiro município da região a disponibilizar um serviço de saúde para atendimento exclusivo das pessoas com doenças respiratórias.

Com as medidas de orientação a população: abertura do serviço de atendimento exclusivo: taxa de cobertura vacinal maior que 90%, além de campanhas de testagem que foram disponibilizadas a todos os munícipes, observamos com muita atenção o recuo da doença. Os últimos registros apontam uma queda acentuada dos números de casos de Covid-19, que indicam que começou o seu declínio.

Com muita responsabilidade, esta Autarquia de Saúde decide encerrar as atividades do Gripário na próxima sexta-feira, 25 de fevereiro, ás 18 horas.

Com base nos dados do acompanhamento, a procura por este serviço de saúde assim como o número de pacientes contaminados vem reduzindo a cada dia, demanda essa que pode ser tranquilamente absorvida pelos prontos socorros sem causar qualquer impacto que resulte em aglomerações.

Os profissionais que atendem neste local serão encaminhados para fortalecer o atendimento na “Atenção Básica” (UBSs e USFs), evitando que as pessoas se direcionem aos PSs, para tratar casos que não são pertinentes a rede de urgência ou emergência.

A autoridade sanitária segue acompanhando o comportamento do vírus e caso haja necessidade o serviço volta a ser ativado a qualquer momento."

Comentários