Secretaria de Cultura de Itapecerica promove debate sobre racismo em capacitação para agentes culturais

Por Mariana Félix | 14/02/2022

No último dia 10 de fevereiro, no salão da Secretaria de Cultura, aconteceu um importante momento de debate e reflexão sobre a responsabilidade da Educação e Cultura no âmbito de ações contra o racismo nos espaços culturais e nas escolas.

O debate foi mediado pela Diretora de Cultura, Luciana Castro e contou com a presença de Eduardo Silva (ator e diretor), Jehan Machado de Carvalho, (diretora de escola lotada na Secretaria Municipal de Educação) e Rosane Neves Reis (professora coordenadora de Núcleo Pedagógico da Diretoria Regional de Ensino de Itapecerica da Serra).

O encontro foi iniciado com uma apresentação feita por Rosane mostrando as etapas da realização do Projeto “Trilha Educação Antirracista” – Um olhar para além dos estereótipos objetivando quebrar as correntes da abolição, que promove atividades pedagógicas sobre o tema nas 64 escolas abrangidas pela Regional, nos municípios de Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra, Juquitiba e Embu Guaçu.

Em seguida, Jehan afirmou que a rede municipal de ensino está aberta a parcerias com a Secretaria de Cultura para pensarem ações e projetos antirracistas em conjunto nas comunidades.

Segundo Luciana Castro, "é fundamental promovermos discussões sobre o racismo estrutural com as lideranças comunitárias, gerando iniciativas rumo a implantação de uma política pública séria que apoie movimentos de luta dos negros e negras, assim como das demais pessoas que são consideradas minorias sociais”.

Durante o encontro, o ator Eduardo Silva pontuou diversas situações onde o racismo se manifesta na sociedade e sobre como a Cultura e a Arte podem trilhar caminhos para longe de preconceitos e estigmas consolidados.

Eduardo Silva, ator desde 1978, possui uma vasta trajetória artística e vários prêmios de cinema, teatro e TV. Além disso, é diretor e preparador de elenco, professor de Biologia, formado pela Universidade de São Paulo e uma grande voz nas lutas por igualdade e justiça social.

O racismo e todas as as suas consequências, que sentimos até hoje, foi criado junto a sociedade brasileira em função dos quase 400 anos de nossos ancestrais escravizados. Abolição existe? Não.... Libertação existe? Não...  Inclusão existe? Não... Igualdade existe? Não... Reparação existe? Não..."", destaca Eduardo.

Comentários