Prefeitura de Taboão da Serra retorna aulas presenciais na segunda-feira, 07/02

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 3/02/2022

As aulas presenciais nas escolas e creches da rede municipal de ensino de Taboão da Serra retornam na próxima segunda-feira, 07/02. Neste primeiro momento, as escolas de Ensino Infantil e Fundamental I (EMIs e EMEFs), que funcionam em período parcial, atenderão 50% dos alunos matriculados por dia. Já as unidades que funcionam em período integral, como as creches (EMIs e PACs) receberão 100% dos alunos matriculados desde o dia 07/02. O envio dos alunos para as escolas não será mais facultativo, sendo obrigatória a participação nas aulas presenciais quando houverem.

A decisão de retornar às aulas presenciais dessa forma foi tomada pelo Comitê de Combate à Covid-19 e tem como objetivo garantir a segurança de alunos e professores, principalmente nesse momento em que foi iniciada a vacinação do público infantil. O Decreto Municipal nº 06/2022, que trata das medidas de modulação para o combate à Covid-19, foi publicado na última sexta-feira, 28/01, na edição 1026 da Imprensa Oficial do Município.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Dirce Takano, explica que o retorno presencial é obrigatório e que as famílias serão avisadas pelas escolas. “As unidades que funcionam com turmas de período parcial, meio período, atenderão 50% dos alunos matriculados por dia. Cada turma será dividida em dois grupos: A e B. Os pais e responsáveis serão avisados a qual grupo a criança pertence e quais dias da semana ele deverá enviar o filho ou filha para a escola. No dia em que a criança não estiver na escala da aula presencial, precisará fazer as atividades que os professores passarão como dever de casa. Lembrando que o retorno presencial não é mais facultativo”, destaca.

De acordo com o Decreto Municipal nº 06/2022, o retorno presencial com 100% dos alunos nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental I poderá ocorrer a partir de 07/03. Segundo a Secretaria de Educação, a data foi definida pelo Comitê por ser o período em que está previsto que a maioria das crianças de 5 a 11 anos já tenha recebido as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou, pelo menos, tenham iniciado o esquema vacinal com a primeira dose.

Com relação aos alunos das creches que atendem em período integral, a secretária explica que o retorno presencial com 100% das crianças será autorizado desde 07/02. “As unidades que atendem alunos em período integral retornarão as aulas presenciais com todos os alunos matriculados. Isso é possível porque as turmas costumam ser menores, com menos alunos, então é possível receber todos esses pequenos desde o início do ano letivo”, comenta Dirce Takano.

Protocolos
As medidas de prevenção à Covid-19 continuarão sendo seguidas por todas as creches e escolas da Prefeitura de Taboão da Serra. Por isso, o uso de máscara é obrigatório enquanto houver recomendação, haverá distanciamento entre os alunos e as famílias serão incentivadas a manter os protocolos. Vale ressaltar que, em caso de sintomas de gripe ou resultado positivo para Covid-19, a família deverá comunicar a escola imediatamente.

Vacinação
Para retornar às aulas presenciais, neste momento não haverá exigência da apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para crianças maiores de 5 anos. No entanto, o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, que faz parte do Comitê de Combate à Covid-19, incentiva pais e responsáveis legais a levarem as crianças para serem vacinadas.

“Quem tem crianças de 5 a 11 anos que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, já pode levá-las a uma das 12 UBSs ou no Parque das Hortênsias para receber a primeira dose. A vacinação é de suma importância para o controle da Covid-19, não apenas no ambiente escolar, mas em todos os lugares, ainda de reduzir o número de casos graves em quem teve contato com o vírus. Vacinem seus filhos”, declara.

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários