Taboão da Serra começa a vacinar crianças sem comorbidades a partir desta segunda-feira

Por Mariana Félix | 24/01/2022

A Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra inicia na próxima segunda-feira, 24/01, a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 9 a 11 anos que não tem comorbidades. Assim como ocorreu para os demais públicos, a vacinação será escalonada. De 24 a 28/01 serão vacinadas crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades. De 31/01 a 10/02 será a vez dos pequenos de 6 a 8 anos. Para ambos os casos será aplicada a Coronavac infantil. A vacinação de crianças com 5 anos será a partir de 11/02, com o imunizante que estiver autorizado pelo Ministério da Saúde. 

A aplicação das doses acontecerá se segunda a sexta-feira, das 8h às 16h nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das 9h às 16h no Parque das Hortênsias (polo correspondente a UBS Dra. Maria José de Albuquerque). É desejável pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar o atendimento. 

Para receber a vacina contra a Covid-19, os responsáveis legais pelas de crianças que estão no público-alvo desta etapa deverão apresentar documento de identificação da criança e do responsável (RG, CPF ou certidão de nascimento) e Cartão do SUS da criança, se ela tiver.  
 
O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Milton Parron, ressalva que as vacinas salvam vidas. “Assim como ocorreu com as vacinas para os adultos, as vacinas para o público infantil passaram por diversos testes que garantem a eficácia do seu uso. Devemos lembrar que tomar a vacina não impede o indivíduo vacinado de contrair a Covid-19, mas diminui os casos graves, evita internações e óbitos”, declara. 

 Crianças com comorbidades 
A vacinação de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência permanente, que iniciou em 17/01, permanece ativa. Além dos documentos pessoais dos responsáveis e da criança é necessário apresentar exame, relatório médico, receita ou prescrição médica que comprove uma das doenças abaixo. Vale ressaltar que o cadastro existente na UBS também pode ser utilizado para comprovação de uma das seguintes comorbidades: 
- Insuficiência Cardíaca 
- Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar 
- Cardiopatia Hipertensiva 
- Síndrome Coronarianas 
- Valvopatias 
- Miocardiopatias e Pericardiopatias 
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas Arteriovenosas 
- Arritmias Cardíacas 
- Cardiopatias Congênitas 
- Próteses Valvares e Dispositivos Cardíacos Implantados 
- Talassemia 
- Síndrome de Down 
- Diabetes Mellitus 
- Pneumopatias Crônicas Graves 
- Hipertensão Arterial resistente e de artéria estágio 3 
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo 
- Doença Cerebrovascular 
- Doença Renal Crônica 
- Imunossuprimidos (Incluindo Pacientes Oncológicos) 
- Anemia Falciforme 
- Obesidade Mórbida 
- Cirrose Hepática 
- HIV 

Cronograma: 
*  A partir de 17/01 - Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades
*  De 24 a 28/01 - Crianças com 11, 10 e 9 anos sem comorbidades
*  De 31/01 a 10/02 - Crianças com 8, 7, e 6 anos sem comorbidades
*  A partir de 11/02 – Crianças com 5 anos sem comorbidades

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários