Conheça os serviços do Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica

Por Mariana Félix | 13/01/2022

O CCZ é um centro de controle de doenças e de pragas urbanas e tem como maior objetivo impedir que os animais transmitam doenças para os humanos. Diferente do que muitos pensam o CCZ não é uma Ong ou um abrigo, ele não pode recolher animais abandonados, pois essa não é uma demanda de Zoonoses.

Portanto, só são recolhidos pelo órgão os animais com suspeita de doença zoonótica, como por exemplo raiva, leishmaniose, esporotricose, mormo, leptospirose, hantavirose entre outras, ou animais agressivos com histórico de mordedura.

A Zoonose também não presta atendimento clínico veterinário no município, os veterinários trabalham única e exclusivamente para cuidar dos animais que já estão no CCZ ou que venham ser recolhidos por se enquadrarem neste padrão de resgate.

Segundo o órgão, “é preciso deixar claro esses pontos para todos saberem quais as obrigações e deveres do nosso CCZ. Nosso dever é com a saúde pública, minimizando os efeitos maléficos que as zoonoses e pragas urbanas podem trazer para vida dos seres humanos”.

Comentários