Mulher é presa em Taboão da Serra acusada de participar da quadrilha do WhatsApp

Por Mariana Félix | 12/01/2022

Uma mulher acusada de participar da quadrilha do WhatsApp foi presa na manhã desta terça-feira, dia 11, no Pq. Pinheiros, em Taboão da Serra. Além dela, outros 21 suspeitos também foram pegos.

Em Embu das Artes, um suspeito também acabou sendo preso por participar da quadrilha. ainda não há informações sobre qual era a sua participação na quadrilha.

A polícia vem realizando um grande trabalho de investigação para esclarecer alguns crimes dos meses de setembro e outubro de 2021.

Em um dos casos, por exemplo, a vítima recebeu uma mensagem por aplicativo de um perfil idêntico ao do seu irmão dizendo que havia trocado o número e que aquele novo número seria o contato adequado para ser adicionado em sua agenda telefônica do celular, devendo excluir o anterior.

Como funcionava o crime:

Em seguida, o perfil falso afirmou que estava com problemas de acesso em sua conta bancária e contas a pagar, solicitando transferências de diversos valores em diferentes contas e PIX, as quais foram efetuadas somando aproximadamente R$ 650 mil.

A partir do registro deste e de outros casos análogos, as investigações foram prontamente iniciadas, indicando que alguns correntistas haviam cedido ou alugado suas contas bancárias, com pleno conhecimento do caráter ilícito das operações.
Segundo apurado, os donos dessas contas providenciavam imediatamente os saques ou transferências dos numerários recebidos para os demais integrantes do grupo, mediante o recebimento de parte dos valores, pela participação no golpe.

Também foram usadas contas frias, que são contas criadas pelos criminosos com uso de dados de pessoas falsas ou inocentes. A partir das informações colhidas, foram requisitados mandados de prisões temporárias e de buscas e apreensões, sendo que as ordens foram prontamente deferidas pela Justiça.
Ao todo, foram destacadas 30 viaturas que apoiaram os trabalhos de 100 policiais civis das unidades da sede e sub-região de Ribeirão Preto e também do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), da Capital, que diligenciaram em 12 municípios.

Os mandados foram cumpridos em Ribeirão Preto, Araraquara, Barretos, Barrinha, Bebedouro, Caconde, Fernando Prestes, Jardinópolis, Serrana, Embu das Artes e Taboão da Serra, além de São Paulo. Como resultado, foram 22 pessoas presas, além da apreensão de notebooks, celulares, cartões bancários e cadernos de anotações que serão analisados.

*Com informações da SSP

Comentários