Covid: Como lidar com a ômicron diante do aumento de infecções?

Por Mariana Félix | 11/01/2022

Responsável por novo aumento nas hospitalizações por covid-19, a ômicron já é considerada a variante mais contagiosa do coronavírus. Embora o poder público tenha cancelado o Carnaval em diversas cidades brasileiras e a imunização avance, médicos consultados pelo UOL recomendam "precaução em dobro", principalmente para proteger as crianças.

A reportagem ouviu infectologistas sobre as melhores práticas para se proteger da ômicron em um contexto em que autoridades não sinalizam a adoção de medidas mais restritivas. Os médicos recomendam recuos em relação ao retorno presencial ao trabalho, reforço no uso de máscaras e a preferência por aulas à distância.

"A ômicron tem uma capacidade de transmissão muito maior do que tudo o que a gente viu até agora na pandemia", diz Noaldo Lucena, da Fundação de Medicina Tropical de Manaus. "Famílias inteiras estão se infectando", alerta Hélio Bacha, do Hospital Albert Einstein.

A ômicron provoca quadros graves? Apesar de pesquisas indicarem que as primeiras variantes tenham sido mais letais, a nova cepa também pode provocar internações, segundo explica Lucena, que é infectologista.

"Como agora o coronavírus é muito mais contagioso, ele pode acometer uma população muito maior", o que significa que não está descartada a chance de as pessoas desenvolverem quadros clínicos graves.

"Ser menos perigosa não quer dizer que não provoque casos graves", reforça o médico. "E por ser muito contagiosa, pode lotar os hospitais", reduzindo a oferta de leitos.

*Com informações do UOL

Comentários