Ministério da Saúde não entrega teste de Covid-19 e força Prefeitura de Taboão da Serra a suspender testagem

Por Mariana Félix | 7/01/2022

A Prefeitura de Taboão da Serra suspendeu nesta sexta-feira, 07/01, a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19 após o Governo Federal não enviar mais kits ao município. A testagem de moradores com sintomas gripais há cinco dias ou mais, sem a necessidade de agendamento, estava sendo realizada no Parque das Hortênsias desde dezembro do ano passado. No entanto, com o fim dos kits e ausência de entrega de novos materiais pelo Ministério da Saúde, os trabalhos precisaram ser interrompidos.

“Desde de dezembro, quando foi registrado em todo o país aumento no número de casos de pessoas com sintomas gripais, iniciamos a testagem dos moradores sintomáticos, sem que estes precisassem passar em consulta ou realizar agendamento. No entanto, como o Ministério da Saúde não nos enviou novos kits, tivemos que suspender a testagem, o que é inconcebível. A testagem é essencial para  monitorarmos o crescimento da Covid-19 e de outras doenças respiratórias em nosso município”, explicou o secretário de Saúde, José Alberto Tarifa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a flexibilização das medidas contra a Covid-19, as festas de final de ano e o abandono de parte da população das medidas de proteção,  associados às novas variantes tanto do novo coronavírus, quanto da Influenza, aumentaram o número de pessoas com sintomas gripais. Consequentemente, houve aumento na busca por atendimento médico e testagem, o que elevou em mais de 100% a quantidade de pacientes nos Prontos Socorros Municipais de Taboão da Serra de dezembro até agora, início de janeiro. 

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários