Taboão da Serra testa moradores sintomáticos contra a Covid-19 sem agendamento

Por Mariana Félix | 6/01/2022

Os moradores de Taboão da Serra que estão com sintomas de gripe há cinco dias ou mais podem realizar teste para detecção da Covid-19 no Parque das Hortênsias. Para fazer o teste do tipo PCR, o paciente sintomático deve apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço. O atendimento é por ordem de chegada e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30, na Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, destacou a importância da testagem. “Nesse final de ano houve um aumento significativo em todo o estado de São Paulo de pessoas com sintomas gripais. Apenas a testagem podem confirmar se o paciente está ou não com Covid-19. Por isso, desde dezembro estamos realizando a testagem dos moradores sintomáticos no Parque das Hortênsias, sem a necessidade de pedido médico”, explicou.

Podem realizar o teste para detecção da Covid-19 moradores que apresentam há pelo menos cinco dias um ou mais dos seguintes sintomas: febre; tosse; coriza; dor de garganta; dificuldade para respirar; perda de olfato (anosmia); alteração do paladar (ageusia); distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia); cansaço (astenia); diminuição do apetite (hiporexia) e dispnéia (falta de ar).

Vale ressaltar que os moradores que estão com dificuldade para respirar ou falta de ar devem procurar atendimento médico presencial imediatamente.

Para os demais casos, cujos sintomas de gripe são leves ou moderados, a Prefeitura de Taboão da Serra disponibiliza o Alô Doutor, serviço de consulta remota. Através do telefone 4788-7700, o morador sintomático conversa com a equipe médica que orienta o que fazer e prescreve os medicamentos que serão entregues em casa. O atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 7h às 19h.

Prevenção
A prevenção, aliada à vacinação, ainda é a melhor forma de evitar novos caso da Covid-19 e de outras doenças respiratórias como a gripe. Por isso, os moradores com ou sem sintomas devem seguir as medidas e protocolos de segurança, como o uso de máscara de proteção facial, higienizar as mãos com frequência, evitar tocar o rosto, nariz e boca, além manter o distanciamento social sempre que possível.

Serviço: Testagem contra a Covid-19

Parque das Hortênsias - Praça Miguel Ortega, 500, no Parque Assunção De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30
Alô Doutor?Telefone: 4788-7700 De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

*Com informações da Prefeitura de Taboão da Serra

Comentários