Embu das Artes adere a campanha do Janeiro Roxo

Por Mariana Félix | 4/01/2022

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Saúde, realiza o Janeiro Roxo, mês de combate e prevenção à hanseníase e arboviroses. A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos e tem predileção pelas áreas mais frias do corpo. A doença é transmitida pelas vias aéreas superiores, por meio da fala, tosse ou espirro, e apresenta manchas esbranquiçadas, perda da sensibilidade e do tato. O paciente costuma não sentir diferença entre frio ou quente e nem dor no local da mancha.

A hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato. Se não diagnosticada e tratada no início, a doença pode levar à incapacidade física.

Outra preocupação neste início de verão, com dias quentes e chuvosos e reprodução rápida do mosquito Aedes aegypti, são as doenças dengue, zika e chikungunya. Levando-se em consideração que 80% dos criadouros estão dentro de casa, a Prefeitura vai intensificar a campanha educativa sobre o tema. Nos sábados do mês de janeiro (8, 15, 22 e 29), equipes da Secretaria de Saúde, compostas por agentes comunitários e de endemias e enfermeiros, visitarão residências e comércios para orientação e distribuição de informativos. Veja o cronograma:

8/1 – região das UBSs Centro, Vista Alegre e Mimás

15 e 29/1 – região das UBSs São Marcos, Valo Verde, Independência e Santa Tereza

22/1 – região das UBSs Santo Eduardo, Ângela e Santa Emília

(A partir das 9h)

Como combater o mosquito?

Não deixar água parada em hipótese alguma;

Descartar garrafas, latas e vidros que não for utilizar, ou então secá-los bem e guardá-los de boca para baixo;

Manter lixeiras e sacos plásticos fechados;

Colocar areia nos pratinhos dos vasos de planta;

Não acumular lixo nem entulho;

Retirar a água acumulada em lajes, calhas e do reservatório atrás da geladeira.

Quais os sintomas da dengue, zika e chikungunya?

Os sintomas são parecidos, como febre, dores nas juntas do corpo e no fundo dos olhos e muito cansaço. Pode causar vermelhidão na pele e diarreia. Em caso de suspeita, é recomendável que o paciente fique em repouso, beba muito líquido, não tome remédios para dor e febre sem prescrição médica e procure uma UBS.

Comentários