Mutirão Castra Pets atendeu 1.321 animais durante o ano de 2021 em Taboão da Serra

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/12/2021

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Taboão da Serra atendeu, durante as três edições do Mutirão Castra Pets em 2021, o total de 1.321 animais entre cães e gatos.

Seguindo os protocolos de segurança contra a proliferação da Covid-19, o CCZ realizou os atendimentos mediante agendamento, além dos moradores que já estavam inscritos na lista de espera. Nesta terceira edição realizada nos dias 4, 5, 11, 12 e 15 de dezembro, 772 animais foram castrados. Em maio, na primeira edição do mutirão, 283 animais foram atendidos e em junho foram 266. 

A realização da castração é fundamental para os animais e quanto antes for realizada, melhor. Ela não previne só a gravidez, mas também previne diversas doenças, como o câncer de mama nas fêmeas e o de próstata nos machos, além de frear o aumento populacional e a consequente elevação no número de abandonos.

O prefeito Aprígio comemorou o avanço do programa. “Trabalhar para melhorar as políticas de saúde animal é avançar também na saúde humana. Parabenizo todos os servidores do CCZ e voluntários que realizaram a ação Castra Pets que atendeu mais de 1.300 animais em Taboão da Serra e vamos continuar no próximo ano para aumentar o número de atendimentos”

Pamela Freitas foi pela primeira vez ao CCZ e elogiou a ação da Prefeitura. “Foi a primeira vez que venho aqui e foi bem rápido, não tive problema com demora para realização do agendamento. Castrar ele vai evitar várias doenças, e até a procriação de muitos filhotes. Muita gente não castra e fica por aí, com um monte de animais que acabam indo para a rua”.

Dra. Anna Von Sydow, médica do CCZ, deu seu parecer sobre os cinco dias de Mutirão. “Muitos donos trouxeram seus animais para a castração. A organização junto a clínica está muito boa, são ágeis e a logística está funcionando muito bem para as demandas”. A médica veterinária finaliza explicando os cuidados no pós operatório nos animais. “É um procedimento tranquilo, mas que exige que os donos dos animais tomem alguns cuidados como medicação, repouso absoluto e observar os pontos, isso é explicado individualmente aos donos”.

Agendamento para o serviço de castração em Taboão da Serra

Para realizar o cadastro e o agendamento do serviço gratuito de castração de cães e gatos, entre em contato com o CCZ pelo telefone: 4786-3287, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No dia agendado da castração, leve os documentos necessários.

Serviço:

Centro de Controle de Zoonoses de Taboão da Serra

Rua Victor Campisi, 250, Parque Industrial das Oliveiras

Telefone: (11) 4701-8147

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

 

Comentários