Plano Plurianual de Taboão da Serra é sancionado

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 20/12/2021

O prefeito Aprígio sancionou na sexta-feira, 03/12, a Lei Ordinária nº 2.934/2021, a lei  do Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, que estabelece e reorganiza as diretrizes, metas e objetivos da Administração Municipal para os próximos quatro anos. O ato contou com a participação do presidente da Câmara, Carlinhos do Leme e dos vereadores Alex Bodinho, Anderson Nóbrega, Dr. André da Sorriso, Celso Gallo, Enfermeiro Rodney, Érica Franquini, Joice Silva, Luzia Aprígio, Nezito, Ronaldo Onishi, Sandro Ayres e Wanderley Bressan, que aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei e também estiveram presentes secretários municipais. 

O PPA 2022-2025 foi desenvolvido de forma participativa, onde a população e os servidores puderam fazer um levantamento das necessidades do município e elegeram as prioridades de investimentos. “Optamos por um plano que não fosse apenas um relatório para o cumprimento de formalidades legais, mas um instrumento para implementar o nosso Programa de Governo e um novo modelo de planejamento de cidade”, explica o secretário da Fazenda, Antonio Rodrigues do Nascimento.

A construção do ciclo orçamentário começou em fevereiro deste ano, através da realização de oficinas de trabalho com a utilização de ferramenta do Planejamento Estratégico Situacional (PES). Ao todo, foram realizadas 18 oficinas que juntas reuniram 191 servidores que representaram todas as Secretarias da Prefeitura.

Durante as oficinas foram levantados os principais problemas de Taboão da Serra e da administração, e traçados 80 desafios prioritários do Governo para um projeto de cidade com uma forma de governar mais eficiente, eficaz, moderna e ao mesmo tempo sensível às vulnerabilidades locais.

A população também foi ouvida ao longo do processo, através da Campanha #PARTICIPA TABOÃO que ocorreu de 02 a 13 de julho. A consulta pública foi realizada tanto presencialmente em quatro pontos da cidade (Shopping Taboão, ATENDE, Poupatempo e CSU – Parque Pinheiros), quanto on-line, por meio de pesquisa no site oficial e através da tecnologia de QRCode em cartazes espalhados pela cidade. No total, o #PARTICIPA TABOÃO contou com a participação de 484 munícipes e representatividade de 69 bairros taboanenses.

“O Plano Plurianual é um plano de médio prazo, referente aos próximos quatro anos, que foi aprovado por unanimidade, sem alterações, o que representa a união dos Poderes no planejamento das ações da Prefeitura a partir de 2022, então hoje é um dia muito importante. A cidade de Taboão da Serra a partir de hoje conta com um instrumento de planejamento em vigor”, finalizou Antonio Rodrigues.

 

Comentários