Estudantes de Embu-Guaçu são destaque na Mostra Virtual STEAM SP
Nos dias 15 e 16 de dezembro, será realizada a Mostra Virtual de Ciências STEAM SP com exposição de 40 projetos de ciências desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da Região Metropolitana de São Paulo. Os projetos, apresentados por meio de vídeo, pôster e resumo, poderão ser acessados por este site. Entre os destaques da mostra está um projeto de duas estudantes da Escola Estadual Olivia de Faria Nogueira, de Embu-Guaçu (SP).
Sob a orientação da professora Janaina dos Santos Ribeiro, as estudantes Iara Santos de Souza e Marta dos Santos Jardim realizaram uma pesquisa para saber como a violência afetou as mulheres do bairro onde moram - Chácara Rancho Fundo - durante a pandemia da Covid-19. O objetivo era encontrar uma maneira de amenizar o problema. "Escolhemos esse assunto porque ano passado os casos de denúncias de agressões contra a mulher aumentaram muito, assim como os de feminicídio. Além disso, esse tipo de violência ao nosso redor é muito mais comum do que pensamos. Observando as notícias e relatos de pessoas próximas, nós notamos que o número de mulheres que não denunciam é maior do que aquelas que o fazem", explica Marta.
Para confirmar isso, além de buscarem artigos e dados estatísticos, as estudantes fizeram uma pesquisa on-line com 20 perguntas junto a homens e mulheres, de diferentes faixas etárias. Dados preliminares, com 66 questionários preenchidos, sendo a maioria mulheres (73%), mostraram que 51% dos entrevistados já presenciaram algum tipo de violência, sendo que 48% disseram não ter havido denúncia. Na pesquisa, todos consideraram importante ter palestras nas escolas sobre o assunto.
"Nossa pesquisa ainda está em andamento, pretendemos elaborar uma forma de contribuir, de criar um espaço seguro para as vítimas terem segurança para denunciar mais", destaca Iara.
Educação em STEAM - No total, a mostra envolve 99 estudantes orientados por 44 professores que participaram do Programa STEAM SP - uma iniciativa da Fundação Internacional Siemens Stiftung em parceria com o Laboratório de Sistemas Integraveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Ao longo deste ano, esses professores receberam treinamento em práticas de educação em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aprendizagem por projetos, e metodologia científica de orientação a estudantes em projetos investigativos.
"Estamos orgulhosos dos resultados obtidos em um ano muito difícil para a educação brasileira, com aulas a distância e atividades presenciais parciais. Os professores e estudantes que participaram do programa STEAM SP estão de parabéns pelo esforço, dedicação e resiliência", afirma a professora Roseli de Deus Lopes, coordenadora científica e do programa. Ela destaca ainda que a inscrição espontânea no programa, por parte dos professores, mostra o empenho deles em buscar qualificação para melhorar o ensino público.
O Programa STEAM SP é um dos 14 projetos sul-americanos apoiados pela Fundação Internacional Siemens Stiftung, por meio da iniciativa "STEM - Education for Innovation". Lançada no início deste ano, a iniciativa teve também suporte do Fundo de Alívio Covid-19 da Siemens Caring Hands. Seu objetivo era apoiar propostas de ensino-aprendizagem ou soluções em educação digital que ajudassem professores e alunos diante das dificuldades do ensino a distância.
Assessoria de Imprensa